Escolas acreanas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social estão entre as beneficiadas pelo investimento de R$ 5.027.310,00 que o Ministério da Educação (MEC) pretende destinar ao estado até 2026, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade.
Ao todo, 188 unidades escolares nos 22 municípios do Acre estão elegíveis para receber os recursos, voltados à melhoria da qualidade do ensino e das condições físicas e pedagógicas da educação básica.
A adesão ao programa deve ser feita pelas redes de ensino até o dia 6 de junho, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Os repasses serão distribuídos entre três eixos do programa:
• PDDE Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que fortalece a educação especial inclusiva;
• PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura, destinado a escolas do campo, indígenas e quilombolas;
• PDDE Diversidades, voltado à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais em diferentes contextos.
Nesta etapa, os recursos contemplam sete modalidades: educação especial; educação do campo; educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação para as relações étnico-raciais; educação bilíngue de surdos; e educação de jovens e adultos.
A iniciativa faz parte das ações do MEC para reduzir desigualdades e ampliar o acesso a uma educação de qualidade em todo o país.
Com informações do MEC