Categorias: Extra Total

Gladson destaca o Acre como referência em preservação e nova economia florestal

Por
Da redação ac24horas

Durante a abertura da Assembleia Geral da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF), realizada nesta terça-feira, 20, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli defendeu a articulação entre governos subnacionais como estratégia fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas. Em discurso para representantes de 11 países, Cameli reforçou o papel do Acre na conservação da floresta amazônica e no avanço da bioeconomia.


“O Acre pulsa no coração da Amazônia, abrigando um dos maiores ecossistemas do planeta, gerando vida e sustentabilidade ambiental e humana”, afirmou, destacando que cerca de 85% da cobertura florestal do estado está preservada.


O governador afirmou que o encontro internacional vai permitir a troca de experiências com povos da floresta e comunidades locais, além de debates técnicos sobre governança, restauração florestal e geração de crédito climático. “Todos nós, principalmente aqueles a quem temos a satisfação de sermos seus anfitriões, conhecerão as nossas experiências com restauração florestal através de visitas técnicas de campo e vários debates, onde será possível discutirmos a consolidação de uma bioeconomia próspera.”


Foto: Diego Gurgel

Gladson também lembrou que o Acre é um dos estados fundadores da Força-Tarefa, que reúne 43 governos subnacionais com jurisdição sobre mais de um terço das florestas tropicais do planeta. “Somos unidos pela nossa política de governança de desenvolvimento sustentável e estratégias para redução do desmatamento. Buscamos planejar e executar propostas de financiamento de uma nova economia verde, através de projetos inovadores que garantam a preservação da floresta”, disse.


Durante a reunião, serão votadas a efetivação da província de Orellana, no Equador, e do departamento de Beni, na Bolívia, como membros plenos do GCF, além da inclusão de sete novos estados como membros observadores.


Cameli também projetou o papel do Acre na preparação para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém. “Assim como todo Brasil, especialmente a Amazônia, o estado do Acre se prepara para a COP 30, reafirmando nossa posição como referência global em políticas ambientais e mudanças climáticas.”


Ao encerrar a fala, o governador defendeu uma atuação conjunta dos estados no combate ao desmatamento e na promoção da economia de baixo carbono. “Todos nós que aqui estamos precisamos reafirmar o compromisso de permanecermos atuando de maneira corajosa e contínua. Mais uma vez, teremos a oportunidade de ampliar nossa colaboração por uma Amazônia, um Brasil e um mundo melhor para todas as gerações que aqui estão e as que virão”, finalizou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas