Menu

Gladson destaca o Acre como referência em preservação e nova economia florestal

Foto: Diego Gurgel
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a abertura da Assembleia Geral da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF), realizada nesta terça-feira, 20, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli defendeu a articulação entre governos subnacionais como estratégia fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas. Em discurso para representantes de 11 países, Cameli reforçou o papel do Acre na conservação da floresta amazônica e no avanço da bioeconomia.

“O Acre pulsa no coração da Amazônia, abrigando um dos maiores ecossistemas do planeta, gerando vida e sustentabilidade ambiental e humana”, afirmou, destacando que cerca de 85% da cobertura florestal do estado está preservada.

Anúncio

O governador afirmou que o encontro internacional vai permitir a troca de experiências com povos da floresta e comunidades locais, além de debates técnicos sobre governança, restauração florestal e geração de crédito climático. “Todos nós, principalmente aqueles a quem temos a satisfação de sermos seus anfitriões, conhecerão as nossas experiências com restauração florestal através de visitas técnicas de campo e vários debates, onde será possível discutirmos a consolidação de uma bioeconomia próspera.”

Foto: Diego Gurgel

Gladson também lembrou que o Acre é um dos estados fundadores da Força-Tarefa, que reúne 43 governos subnacionais com jurisdição sobre mais de um terço das florestas tropicais do planeta. “Somos unidos pela nossa política de governança de desenvolvimento sustentável e estratégias para redução do desmatamento. Buscamos planejar e executar propostas de financiamento de uma nova economia verde, através de projetos inovadores que garantam a preservação da floresta”, disse.

Durante a reunião, serão votadas a efetivação da província de Orellana, no Equador, e do departamento de Beni, na Bolívia, como membros plenos do GCF, além da inclusão de sete novos estados como membros observadores.

Cameli também projetou o papel do Acre na preparação para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém. “Assim como todo Brasil, especialmente a Amazônia, o estado do Acre se prepara para a COP 30, reafirmando nossa posição como referência global em políticas ambientais e mudanças climáticas.”

Ao encerrar a fala, o governador defendeu uma atuação conjunta dos estados no combate ao desmatamento e na promoção da economia de baixo carbono. “Todos nós que aqui estamos precisamos reafirmar o compromisso de permanecermos atuando de maneira corajosa e contínua. Mais uma vez, teremos a oportunidade de ampliar nossa colaboração por uma Amazônia, um Brasil e um mundo melhor para todas as gerações que aqui estão e as que virão”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.