A segunda edição do Cuidar Day, evento promovido no Lago do Amor, ocorreu na tarde deste sábado (17) e foi um verdadeiro sucesso: 19 dos 21 animais disponíveis para adoção encontraram um novo lar. O Cuidar Day celebrou os dois anos do Projeto Cuidar, que, por meio de emendas do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), oferece consultas veterinárias e castrações a animais de protetoras independentes e de pessoas de baixa renda em Rio Branco.
Lágrimas e sorrisos marcaram as adoções. Todo mundo sabe que adotar é um ato de amor. Mas o que nem sempre é visível para quem está de fora é o quanto existe de dedicação e entrega no caminho até esse momento — o resgate, os cuidados diários, o afeto oferecido mesmo sem saber quanto tempo levará até que um lar definitivo apareça. Esse é o trabalho silencioso e generoso das protetoras independentes, como Aline Pacheco.
Ela levou ao Cuidar Day duas cadelinhas irmãs, filhotes de uma cachorrinha que vive na rua onde ela mora. Durante o evento, Aline se sentou no chão ao lado das duas, observando atentamente quem se aproximava. Sua única preocupação era garantir que elas fossem adotadas por alguém que as amasse tanto quanto ela já amava.
As duas chamavam atenção não apenas pela aparência, mas pela conexão evidente entre elas — estavam sempre juntas, uma colada na outra. Quando uma família demonstrou interesse em adotar uma delas, logo percebeu que não conseguiria separá-las. E foi assim que as duas foram adotadas juntas.
Aline se emocionou. “Fico feliz que elas continuarão juntas. É um misto de sentimentos, felicidade e também, no fundo, a saudade. Porque, mesmo sabendo que eu não posso ficar com eles, já que tenho outros sete animais, é impossível não criar laços”, contou.
Outro momento marcante foi a adoção da cadelinha Amora, escolhida pelo casal Guilherme e Ana Luz, que decidiram na hora seguir o coração. “Foi amor à primeira vista! Quando ela viu a Amora, já me disse: ‘É ela’. E foi”, contou Guilherme.
Para a coordenadora do Projeto Cuidar, Danielle Castro, o evento cumpre com excelência a missão do projeto. “Não tem outra palavra que não seja gratidão. O Projeto Cuidar tem o intuito de oferecer uma vida nova aos animais que foram resgatados, e hoje poder ver 19 deles indo para novos lares… a felicidade das famílias saindo daqui com esses bichinhos é emocionante”, afirmou.
Emerson Jarude, que hoje é o único parlamentar com um projeto voltado exclusivamente para a causa animal, comemorou o sucesso da ação.
“O sentimento que temos é que o Projeto Cuidar está atingindo o seu objetivo principal. Nesses dois anos foram mais de 1,2 mil atendimentos entre consultas, castrações e outras cirurgias que salvaram vidas. A gente torce para que o poder público enxergue a necessidade de olhar para a causa animal com a importância que ela merece. Enquanto isso não acontece, a gente vai seguir fazendo nossa parte”, declarou o deputado.