A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado realiza nesta segunda-feira (19) duas reuniões em Rondônia para discutir a concessão da BR-364, principal rodovia federal do estado. Os encontros ocorrerão às 9h em Ji-Paraná e às 15h em Vilhena, nas câmaras municipais.
Presidida pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), a comissão vai debater o contrato firmado com o consórcio 4UM/Opportunity, vencedor do leilão promovido pelo DNIT em março, que prevê a concessão de cerca de 700 km da rodovia entre Porto Velho e Vilhena pelos próximos 30 anos. Estão previstas obras como a duplicação de 107 km, construção de 190 km de faixas adicionais e 17 km de vias marginais.
Conhecida como “Corredor da Morte”, a BR-364 tem alto índice de acidentes e trafega mais de 2,5 mil veículos pesados por dia na safra. A possibilidade de implantação de sete praças de pedágio preocupa lideranças políticas e empresariais, que agora cobram ajustes no contrato.
Participam das discussões os senadores Confúcio Moura (MDB) e Jaime Bagattoli (PL), além de deputados, prefeitos, empresários e representantes do setor produtivo. O objetivo é buscar soluções que garantam infraestrutura adequada à crescente demanda de exportação de grãos e carne da região.