Amapaense Mestre Sacaca será tema da Mangueira no Carnaval 2026

Por
Terezinha Moreira

O amapaense Raimundo dos Santos Souza, mais conhecido como Mestre Sacaca, será homenageado pela Estação Primeira de Mangueira no Carnaval de 2026. A tradicional escola de samba carioca anunciou o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”, que celebrará a trajetória do ícone da cultura popular do Amapá.


Mestre Sacaca faleceu em 1999, aos 73 anos, e hoje dá nome ao Museu Sacaca, localizado no Centro de Macapá. Reconhecido por seus conhecimentos de medicina tradicional, ele ficou conhecido como “doutor da floresta”, utilizando garrafadas, chás, unguentos e simpatias para tratar enfermidades e cuidar da comunidade.


A Mangueira destaca que Sacaca simboliza os encantos da Amazônia, representando uma titulação xamânica enraizada na sabedoria afro-indígena do extremo Norte do país. O enredo promete mergulhar nessa ancestralidade, reverenciando o legado cultural e espiritual do personagem.


No carnaval amapaense, Mestre Sacaca teve forte atuação: foi Rei Momo por mais de duas décadas e desfilou pelas escolas Boêmios do Laguinho – sua preferida –, Solidariedade, Piratas da Batucada e Império da Zona Norte, além de diversos blocos tradicionais.


Fora da folia, também se destacou no esporte. Como técnico e massagista, revelou talentos locais e participou da conquista do primeiro Copão da Amazônia, em 1975, com o Esporte Clube Macapá.


Em 2018, quase duas décadas após sua morte, recebeu uma homenagem póstuma da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, com a entrega da mais alta condecoração da instituição à sua família, em cerimônia no Rio de Janeiro.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira