Menu

Amapaense Mestre Sacaca será tema da Mangueira no Carnaval 2026

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O amapaense Raimundo dos Santos Souza, mais conhecido como Mestre Sacaca, será homenageado pela Estação Primeira de Mangueira no Carnaval de 2026. A tradicional escola de samba carioca anunciou o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”, que celebrará a trajetória do ícone da cultura popular do Amapá.

Mestre Sacaca faleceu em 1999, aos 73 anos, e hoje dá nome ao Museu Sacaca, localizado no Centro de Macapá. Reconhecido por seus conhecimentos de medicina tradicional, ele ficou conhecido como “doutor da floresta”, utilizando garrafadas, chás, unguentos e simpatias para tratar enfermidades e cuidar da comunidade.

Anúncio

A Mangueira destaca que Sacaca simboliza os encantos da Amazônia, representando uma titulação xamânica enraizada na sabedoria afro-indígena do extremo Norte do país. O enredo promete mergulhar nessa ancestralidade, reverenciando o legado cultural e espiritual do personagem.

No carnaval amapaense, Mestre Sacaca teve forte atuação: foi Rei Momo por mais de duas décadas e desfilou pelas escolas Boêmios do Laguinho – sua preferida –, Solidariedade, Piratas da Batucada e Império da Zona Norte, além de diversos blocos tradicionais.

Fora da folia, também se destacou no esporte. Como técnico e massagista, revelou talentos locais e participou da conquista do primeiro Copão da Amazônia, em 1975, com o Esporte Clube Macapá.

Em 2018, quase duas décadas após sua morte, recebeu uma homenagem póstuma da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, com a entrega da mais alta condecoração da instituição à sua família, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.