O Acre recepciona governadores da região Norte a partir da segunda-feira, 19, com aumento no desmatamento. Os dados vão de encontro aos índices nacionais que apontaram redução de 32,4% em um ano. Expansão do arco do fogo no Leste e na divisa do estado com o Amazonas e Rondônia estão no radar do Ibama.
Não dá mais para esconder
O “Zero Um” costuma dizer que não gosta de brincar com números, não dá mais para empurrar para debaixo do tapete os índices que indicam aumento do desmatamento no Acre nos últimos anos. Enquanto a Amazônia reduziu em 16,8% o corte ilegal em nossas florestas, o estado segue no topo desse crime ambiental. O “não brincar com números” vale apenas para pesquisas eleitorais?
Grileiros
O governo federal também amarga prejuízos nos indicadores de desmatamento no Acre, especialmente, na Resex Chico Mendes. Outro fator preocupante é a invasão de grileiros de terras nos municípios de Capixaba, Acrelândia e Plácido de Castro e na fronteira com Envira, em Feijó.
Sem resposta
Pior que o governo do estado não deu nenhuma resposta aos indicadores. O IMAC continua servindo de celeiro político com a dança das cadeiras em diretorias estratégicas para o combate ao desmatamento. A motoserra soando alto nas matas e os “apadrinhados” continuam espalitando dentes nas salas refrigeradas no centro da cidade.
Quem vai pagar?
Quem vai pagar o empréstimo para aquisição de novos ônibus é a empresa vencedora da licitação dos transportes coletivos. Foi o que garantiu o assessor do prefeito na Câmara Municipal, Jonathan Santiago. A liquidez tem que ser feita dentro do prazo de vida útil dos novos veículos, termo que constará no contrato e que não depende, segundo Santiago, de aprovação dos vereadores.
Diálogo para modernizar
O prefeito Maxsuel Maia decidiu encarar de frente — e com espírito de diálogo e cordialidade — a proposta de mudança no regime dos servidores municipais, da antiga CLT para o Estatuto. Em vez de deixar o debate restrito aos bastidores, convocou audiência pública e foi ele mesmo explicar a ideia. Garantiu que os direitos adquiridos estão mantidos e que a intenção não é cortar, mas organizar. Para ele, a mudança é parte de um esforço por uma gestão pública mais moderna e transparente. O clima é de uma certa tensão no município, mas o prefeito aposta na conversa para vencer a resistência.
Engenheiro verão
Em outra frente, mal o verão começou a dar as caras no Alto Acre, Maia já está com máquinas nas ruas, brita no chão e discurso afiado. O gestor não perdeu tempo e colocou o time em campo para reforçar ruas e ramais. De quebra, tem celebrado a parceria com o Governo do Estado, que vem garantindo apoio e asfalto. “Aqui o trabalho não para, faça chuva ou faça sol”, disse ele, no melhor estilo “engenheiro verão”. Xapuri agradece.
Cumpra-se
O Sindicato dos médicos afirmou que vai cumprir a decisão judicial e não haverá greve até que o recurso sobre o caso seja julgado. A Sesacre prepara um diagnóstico sobre o pagamento de plantões na tentativa de sanar os impasses com a categoria. “Dinheiro para o pagamento dos plantões tem”, afirmou uma fonte à coluna.
Dengue
Sem o danado do “mosquito do bem”, a dengue continua avançando. Em nove cidades a incidência é considerada alta. A capital, mesmo com todo esforço do secretário Rennan Biths, lidera os índices de infestação. Manoel Urbano, Assis Brasil, Porto Walter e Cruzeiro do Sul seguem esse ranking nada agradável para a saúde pública.
Alô, Kinpara
O que aconteceu mesmo com a reforma da Tentamen? As tábuas novas que foram pregadas já estão apodrecendo diante da paralisação das obras. Alguém precisa explicar o que ocorreu com o processo. Faltou capacidade técnica da empresa? Não tem recursos em caixa? Quem ama a cultura acreana tem dó de ver o patrimônio se acabando.
Cidadania
O partido Cidadania vai de “Professor Roger” para cima do palanque virtual em 2026 na disputa pelo Governo do Acre. A questão não é a competência de Roger como professor. O intrigante é a postura do partido.
História
O Cidadania é o antigo PPS (Partido Popular Socialista). Em 2004, Marcio Bittar foi candidato à Prefeitura de Rio Branco e pegou balsa para Angelim.
Ninho
Cidadania, pela origem, deveria estar em um lado do barranco muito distinto do que aponta atualmente. Roger foi figura importante na gestão de Marcus Alexandre, à época no PT. O professor assumiu a presidência da Câmara. Mas hoje essa questão da coerência é moeda rara.
Gripe
A sexta-feira precisava de uma gripe aviária no Rio Grande do Sul para retirar a tranquilidade do produtor de frango aqui no Acre. Mapa agiu rápido. Mas a protocolar reação da China tem sempre um impacto e uma influência gigante, do tamanho dela.
Contaminação
O bloqueio de 60 dias da compra do frango por parte da China tem efeito dominó. E isso é ruim para os negócios. A conferir.
Gazeteiros
Os gazeteiros, o grupo de vereadores de Rio Branco que gosta de faltar ao trabalho, são um escárnio para o morador da Capital, que não merece a postura desrespeitosa de quem deveria lhe representar.
Cabeça no Minc
Depois de perder a eleição para vereadora de Rio Branco, cantora e atriz Camila Cabeça assumiu o Ministério da Cultura no Acre. É o PT acomodando os seus nos cargos federais do Estado.
Secretários
Os secretários municipais pegaram várias “buchas” Acre afora nos municípios do Estado. A maioria tem que resolver as buchas caladinhos porque os problemas foram deixados por aliados. É engolir o choro e contar com o ônus e o bônus do cargo e status.
Apoio rosa
Esses dias várias damas da sociedade de um determinado município foram fazer uma visita a uma ex-primeira-dama local. A separação é recente e ela tem sido vista usando bastante as redes sociais e está na academia.
Disse Socorro
Esta coluna não pode deixar dúvidas sobre as informações que passa a seus leitores, por isso vamos fazer um registro a pedido da deputada federal, Socorro Neri, do PP-AC. Leia:
A respeito da nota de [hoje 915/0] no Tricas&futricas de que nenhum parlamentar do Acre se interessou pelo tema das rotas de integração sul-americana e, especialmente, pela rota do Quadrante Rondon, te envio prints de publicação minha divulgando agenda com a ministra e a confirmação dela de vinda ao Acre para participar de uma audiência que a Comissão de Integração e Desenvolvimento Regional realizará aqui em Rio Branco, motivada por requerimento meu recentemente aprovado. Estou inclusive criando a Frente Parlamentar Mista pela Integração Sul-americana para o acompanhamento desse processo.