Menu

Campanha do TJAC Registre-se realiza mais de 2 mil atendimentos

Fotos: TJAC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na sexta-feira, 16, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) encerrou as ações da terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação teve como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social, com destaque para os atendimentos realizados no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

No Acre, a campanha foi coordenada pelo TJAC, por meio do Projeto Cidadão e da Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio da Secretaria de Programas Sociais, da Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar e da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (Vepma).

Anúncio

Fotos: TJAC

Durante a semana, foram realizados 2.005 atendimentos, incluindo serviços de documentação, saúde, orientação jurídica e atividades educativas. As ações ocorreram no bairro Cidade do Povo, na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), nos presídios feminino e masculino, tanto em Rio Branco quanto nos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, e no Centro POP.

Centenas de pessoas, incluindo a população em situação de rua puderam acessar serviços essenciais, como a emissão de certidões de nascimento, RG, título de eleitor, atendimento odontológico, vacinação e assistência social.

Fotos: TJAC

A mobilização contou com a parceria da Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Saúde, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Estado e de outras instituições.

Luciana Maria, que vive em situação de rua há sete anos, relatou a importância da iniciativa: “Estou muito feliz com os serviços de saúde, dentista, médico e documentos, porque isso é muito importante para quem vive na rua”, afirmou.

O coordenador do Centro POP, Gabriel Ferreira, destacou o impacto da ação: “Este é o terceiro evento que realizamos aqui no Centro POP, com o objetivo de oferecer a essas pessoas a oportunidade de obter seus documentos, assegurando seus direitos civis, além de diversos serviços da rede assistencial e intersetorial.”

Com informações do TJAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.