Menu

PF prende caciques por facilitar garimpo ilegal em terra indígena entre Rondônia e Mato Grosso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (15), a Operação Olhos Fechados, com o objetivo de combater crimes ambientais, garimpo ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. A ação contou com o apoio do Ibama e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).


As investigações começaram após uma incursão de fiscalização no território, quando agentes enfrentaram resistência por parte de um cacique de uma das aldeias situadas na rota de acesso a áreas de garimpo clandestino. Ao longo de 2024, novas diligências reuniram indícios da participação de lideranças indígenas na facilitação da atividade ilegal. A apuração aponta que parte dos lucros obtidos com o garimpo estaria sendo dividida com integrantes das comunidades locais.


Segundo a PF, algumas lideranças teriam supostamente “fechado os olhos” para a extração ilegal em troca de benefícios financeiros, o que teria dificultado a atuação das autoridades e a coleta de provas no território.

Publicidade


Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, sendo dois deles contra caciques. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Única da Justiça Federal em Juína (MT). Duas pessoas continuam foragidas.


Durante a operação, a polícia também realizou uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e cumpriu um mandado de prisão que já constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).


A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos na rede criminosa que atua dentro da terra indígena.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress