Categorias: Televisão

O maior acerto de Dona de Mim é dar o que o público precisa e não o que ele quer

Por
UOL

Um dos pontos altos de Dona de Mim até aqui foi não ter aberto tantas concessões assim em seu roteiro apenas para agradar ao público. O acidente de Luizão (Adélio Lima) exemplifica bem como a novela das sete acerta ao não atender exatamente às expectativas do telespectador e, sim, entregar aquilo de que ele mais precisa –o conflito, que é peça fundamental para qualquer folhetim.


A autora Rosane Svartman e sua equipe de roteiristas provavelmente já sabiam de antemão que Luizão seria bem aceito pelo público. Afinal, o segurança era um homem honesto, pai presente na vida de Marlon (Humberto Morais), bem-humorado e que sempre tinha um conselho na ponta da língua. Um tipo que tradicionalmente cai nas graças da audiência.


Um caminho aparentemente fácil na sala do roteiro será mantê-lo vivo, levar a audiência à loucura com a “pequena vitória” dele voltando para os braços de Jussara (Vilma Melo). A questão é que esse desfecho era o que o público queria, mas não o que a história precisava.


Afinal, a morte de Luizão vai detonar uma série de acontecimentos que vão ser fundamentais para o bom andamento da trama: a decisão de Marlon em voltar para o curso de formação de policiais; o fim do namoro dele com Bárbara (Giovana Cordeiro); e até um eventual caminho livre para o mocinho reatar com Leo (Clara Moneke). Sem conflito, a história não anda.


Os números –não só os do Ibope– mostram que o telespectador não deixou de acompanhar Dona de Mim mesmo após ter sido contrariado. Na quarta (14), a novela das sete atingiu o seu pico de pesquisas no Google e chegou até a superar o volume de buscas sobre Vale Tudo.


Dose certa


Outro ponto importante de Dona de Mim é acertar a dose de vitórias e derrotas de seus protagonistas. Leo não pode simplesmente resolver toda a sua vida já nos primeiros capítulos, até porque não sobraria mais história para contar nos próximos meses. Não significa, porém, que ela não tenha os seus êxitos.


Um exemplo claro é a jovem sendo assaltada e perdendo todas as lingeries que havia pego na Boaz para vender. No capítulo seguinte, ela conseguiu –para alívio da audiência– recuperar as peças com auxílio de Ryan (L7nnon).


Esse equilíbrio é fundamental para que o conflito aconteça e dê andamento à história, mas também para que o telespectador tenha o seu momento catártico junto da protagonista.


Compartilhe
Por
UOL