A Polícia Civil do Acre (PCAC) iniciou, na manhã desta sexta-feira (16), a primeira etapa da segunda fase da Operação Mobile, com foco na identificação de usuários de celulares com registro de roubo ou furto. A ação visa recuperar os aparelhos e devolvê-los às vítimas.
Nesta nova fase, mais de 500 pessoas foram intimadas eletronicamente por meio do WhatsApp, pelos números (68) 99240-0726 e (68) 99918-0000. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI) e envolve delegacias da capital e do interior.
A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e faz parte do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. A intimação eletrônica tem permitido mais agilidade nas ações e redução de custos com papel, combustível e deslocamento de equipes.
O delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, enfatiza o uso da tecnologia como ferramenta de modernização e eficiência. “Estamos comprometidos com a modernização dos nossos processos e com a resposta rápida às demandas da sociedade. A Operação Mobile é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser uma aliada no combate à criminalidade e na devolução de bens às vítimas. É mais segurança, mais economia e mais efetividade na nossa atuação”, afirma.

Foto: Cedida
Já o delegado Roberth Alencar, que coordena a operação no Acre, afirmou que a meta é ampliar a restituição de aparelhos. “No ano passado conseguimos restituir cerca de 200 aparelhos celulares. Neste ano, estamos utilizando os mesmos métodos ágeis e eficientes, como a intimação eletrônica em massa, que nos permite ampliar o alcance e a agilidade na condução dos trabalhos. O objetivo é garantir a devolução do maior número possível de celulares às vítimas e responsabilizar os autores dos crimes e os receptadores”, disse.
A operação atende a uma das maiores demandas das delegacias do estado, com foco em crimes patrimoniais relacionados ao roubo e furto de celulares.
Com informações da PCAC.