Moradores dos bairros 25 de Agosto e Copacabana, em Cruzeiro do Sul, vão receber títulos definitivos de suas propriedades ainda este ano. A informação foi confirmada durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (15), que reuniu a comunidade local, representantes do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Prefeitura Municipal, Cartório local e Diretoria de Finanças e Tributos.
A agenda integra o cronograma de ações do governo do Estado voltadas à regularização fundiária no Acre. Segundo o Iteracre, esta é a segunda visita a Cruzeiro do Sul em 2025. Em 2023, mais de mil títulos foram entregues no município, e novas audiências públicas foram realizadas em fevereiro deste ano para dar continuidade ao processo.
De acordo com o instituto, até dezembro serão entregues mais de 700 títulos definitivos, abrangendo áreas urbanas, rurais e também propriedades de entidades religiosas. A proposta é garantir segurança jurídica às famílias, além de promover inclusão social e valorização dos pequenos produtores.
O Iteracre continuará no município nas próximas semanas para dar andamento às etapas seguintes da regularização. A expectativa do governo estadual é contemplar o maior número possível de beneficiários até o fim do ano.