Categorias: Acre 01

Federação Acreana rompe com Ednaldo Rodrigues e apoia renovação na CBF

Por
Da redação ac24horas

A Federação de Futebol do Acre está entre as 19 entidades estaduais que romperam com o presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. As federações divulgaram, nesta quinta-feira (15), um manifesto conjunto defendendo mudanças na condução da entidade e declarando apoio à possível candidatura de Samir Xaud, atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF).


O documento assinado pelas entidades critica a concentração de poder na CBF e propõe “renovação de ideias e de práticas na gestão do futebol brasileiro”. A mobilização acontece em meio à indefinição sobre o futuro da presidência da confederação, que está sob intervenção judicial.


Samir Xaud tem 40 anos, é médico especializado em infectologia e medicina esportiva, e atua também como empresário no setor de treinamentos. Ele foi eleito para comandar a FRF a partir de 2027, em substituição ao pai, Zeca Xaud, que está à frente da federação há quase quatro décadas. Caso seja eleito para a presidência da CBF, Samir não assumirá o cargo em Roraima.



A eleição na CBF, que definirá o comando da entidade para o quadriênio 2025–2029, ainda não tem data marcada. O atual interventor da CBF, Fernando Sarney, vice-presidente da entidade nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem até 30 dias para convocar o pleito.


Mesmo com apoio expressivo de federações, o nome de Samir enfrenta resistência por parte de dirigentes de clubes, que questionam a pouca representatividade da Federação de Roraima no cenário esportivo. Atualmente, o estado conta com apenas 10 clubes filiados, e só um deles, o GAS, participa de uma competição nacional, a Série D do Campeonato Brasileiro.


Ainda assim, a ala favorável à candidatura de Samir defende seu perfil técnico e de gestão como um sinal de novos tempos. “O momento pede renovação e profissionalismo. É hora de abrir espaço para novas lideranças”, diz trecho do manifesto.


Outros nomes seguem no radar, como Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol, mais alinhado com clubes que integram a Liga Forte União. Já Ednaldo Rodrigues, afastado por decisão judicial, tenta reverter a situação, mas perdeu apoio da maioria das federações — incluindo a do Acre.


As informações foram divulgadas pelo Estadão.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas