Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16, na Filmoteca da Biblioteca Pública de Rio Branco, a coletiva de imprensa para apresentar a programação da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), que ocorrerá de 19 a 23 de maio, no Acre.
De acordo com o governo do Estado, a edição deste ano tem como tema “Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades”. O evento reunirá líderes de 11 países e representantes de mais de 43 estados e províncias que atuam em rede para buscar soluções conjuntas no enfrentamento ao desmatamento, na promoção do desenvolvimento com baixas emissões de carbono e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das florestas e dos povos que nelas vivem.
Durante sua participação na abertura do encontro, o governador Gladson Cameli (PP) destacou a importância do evento para projetar o Acre internacionalmente e reafirmou o compromisso do estado com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico equilibrado.
Segundo o governador, a presença de representantes de 43 estados e países no Acre representa uma oportunidade única para divulgar as potencialidades da região e fomentar o turismo. “Por estarmos presentes e por estarmos criando essa oportunidade, conseguimos divulgar o Acre para o mundo. São 43 estados e países reunidos aqui, somando os estados brasileiros e os demais participantes. Isso fomenta o turismo, divulga nossas potencialidades e também mostra o que ainda precisamos melhorar na área ambiental”, afirmou Cameli.

Foto: Sérgio Vale
Ele reforçou que o objetivo do governo é seguir alinhado aos compromissos internacionais firmados em relação ao combate ao desmatamento, às mudanças climáticas e à promoção de um agronegócio sustentável. “Nosso foco é seguir tentando corrigir os rumos, cumprir os acordos firmados, reduzir o desmatamento e enfrentar o aquecimento global. Ao mesmo tempo, queremos criar oportunidades de emprego e fortalecer o agronegócio com sustentabilidade”, destacou.
Cameli, que atualmente preside o grupo, afirmou que a realização do evento em Rio Branco representa uma oportunidade única para o Estado apresentar ao mundo seus potenciais ambientais e turísticos. “Fui escolhido presidente da Força-Tarefa, e naturalmente o Acre foi definido como sede. Estamos prontos para receber os visitantes de braços abertos, como sempre fizemos. Esse é um momento singular para mostrarmos ao mundo o que temos de melhor, não apenas em relação ao meio ambiente, mas também ao nosso turismo e ao nosso povo”, declarou.
O governador adiantou que o Estado irá arcar com as despesas necessárias para a realização do evento, com o apoio de entidades internacionais. “Sabemos que virão questionamentos sobre os custos, mas essa é uma iniciativa que movimenta a economia local, valoriza a imagem do Acre no cenário global e fortalece nossas políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Ele também reiterou o compromisso do Estado com a preservação ambiental sem abrir mão do desenvolvimento. “Damos continuidade aos acordos ambientais, mas sempre defendendo um agronegócio que esteja alinhado à sustentabilidade. O objetivo é cuidar cada vez mais do Homem Amazônia, promovendo inclusão e desenvolvimento.”
Cameli concluiu pedindo o apoio da imprensa e da sociedade para divulgar o evento. “Os hotéis estão praticamente 100% ocupados, os prefeitos estão colaborando e o setor privado está envolvido. Conto com todos vocês para mostrarmos ao mundo o Acre que dá certo, com sua gente, suas florestas e suas belezas naturais, como a Serra do Divisor. É um momento ímpar para o nosso Estado.”

Foto: Sérgio Vale
Secretário reforça protagonismo do Acre nas pautas ambientais
O secretário de Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, também destacou a relevância da reunião da Força-Tarefa, que reúne representantes de diversos estados e países comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.
Criada em 2008, a Força-Tarefa é uma organização internacional que promove o fortalecimento de políticas ambientais e ações de mitigação das mudanças climáticas. Segundo o secretário, sediar o encontro reforça o protagonismo histórico do Acre no debate ambiental.
“O Estado do Acre receberá na próxima semana a Força-Tarefa de Governadores para o Clima e as Florestas. Essa organização, fundada em 2008, traz para a agenda internacional temas essenciais como meio ambiente e mudanças climáticas. Para o Acre, é uma oportunidade de reafirmar nosso pioneirismo e nossa tradição na aplicação de políticas ambientais eficazes. Trazemos o estado para o centro do debate”, afirmou.
Leonardo Carvalho também ressaltou a importância do evento como preparação para a COP30, que será realizada no Brasil no final do ano. “Esse é um momento de projeção para os estados subnacionais, que também terão a chance de apresentar suas pautas e demandas que serão levadas à COP30. Os governadores estarão aqui para discutir soluções, compartilhar experiências e alinhar estratégias.”
Além das discussões técnicas, o evento prevê visitas de campo para acompanhar a aplicação de políticas públicas ambientais diretamente no território acreano. O secretário destacou ainda o impacto econômico positivo gerado pela realização do encontro.
“Os hotéis estão com alta ocupação, o setor de serviços e os restaurantes estão sendo movimentados. Isso mostra que o Acre, especialmente Rio Branco, está preparado para receber eventos dessa magnitude. Estamos discutindo um tema de extrema importância, com alto nível técnico, colocando as questões ambientais e climáticas no centro do debate, como deve ser”, concluiu.
O evento reunirá governadores, representantes internacionais e técnicos para discutir políticas públicas de combate às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, com foco em experiências e soluções aplicadas nos territórios.
Autoridades Confirmadas para a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force):
Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente (Brasil)
Gladson Cameli – Governador do Acre (Brasil)
Clécio Luís – Governador do Amapá (Brasil)
Wilson Lima – Governador do Amazonas (Brasil)
Régis Alencar – Representante de Pando (Bolívia)
Mário Cirbián – Representante de Santa Cruz (Bolívia)
Óscar Barzón – Representante de Tarija (Bolívia)
Luis Francisco Aguilar – Representante de Caquetá (Colômbia)
Jorge Chávele Silvano – Representante de Loreto (Peru)
Rosa Cruz – Representante do Governo Regional de San Martín (Peru)
Manuel Rupay – Representante de Ucayali (Peru)
José Alejandro Shiriqui – Representante de Beni (Bolívia)
Magali Orellana – Representante de Orellana (Equador)
Jorge Pérez Flores – Representante de Lambayeque (Peru)
Óscar Guerrero – Representante de Amazonas (Colômbia)
Arnulfo Naranjo – Representante de Guainía (Colômbia)
Yeison Martínez – Representante de Guaviare (Colômbia)
Jhon Gabriel Acosta – Representante de Putumayo (Colômbia)
Luis Alfredo García – Representante de Vaupés (Colômbia)
Alfredo Bedolla – Representante de Michoacán (México)
Segismundo Ordinola – Representante de Tumbes (Peru)
Antonio Pulgar Lucas – Representante de Huánuco (Peru)