Foto: Saimo Martins
Durante sessão na Câmara Municipal de Rio Branco nesta quinta-feira, 15, o vereador Zé Lopes (Republicanos) fez duras críticas à gestão dos recursos públicos pela Prefeitura de Tião Bocalom e questionou os impactos a longo prazo do empréstimo aprovado para a compra de ônibus.
Segundo o parlamentar, a falta de planejamento tem levado à perda de emendas parlamentares e pode resultar em novos endividamentos para o município. “Sabe com que idade meu filho vai estar quando a gente terminar de pagar esse empréstimo? Com 31 anos”, disse o vereador, destacando o prazo estendido da dívida.
Ele criticou ainda a devolução de R$ 7,5 milhões destinados pelos senadores Sérgio Petecão e Alan Rick para a reforma do Terminal Urbano de Rio Branco, alegando desorganização por parte do Executivo municipal.
Zé Lopes afirmou ter ouvido, em entrevista de um secretário não identificado, que a Prefeitura pretende construir um novo terminal com investimento de R$ 27 milhões. Para o vereador, essa proposta indica que a gestão municipal poderá recorrer novamente a um empréstimo. “A população continua sofrendo e lá na frente a Prefeitura vai pedir um novo empréstimo para construir outro terminal”, alertou.
O parlamentar também anunciou que pretende retomar o tema durante o grande expediente, abrindo espaço para debater o viaduto da Avenida Ceará, a aprovação da lei dos ônibus, problemas nas escolas e questões relacionadas à merenda da agricultura familiar. “Essa desorganização, essa falta de compromisso com o dinheiro público, é o que eu vou continuar denunciando aqui todos os dias”, concluiu.