Menu

TCE autoriza pagamento a empresas em recuperação judicial mesmo sem certidões

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) respondeu, durante a 1.592ª Sessão Plenária Ordinária Presencial, a uma consulta formulada pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen), Marcos Frank Costa e Silva. A questão tratava da possibilidade de pagamento por prestação de serviços a uma empresa em processo de recuperação judicial, mesmo sem a apresentação de certidões negativas de regularidade fiscal. A decisão foi publicada na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 14.

A consulta foi relatada pelo conselheiro Antonio Cristovão Correia de Messias e resultou no Acórdão nº 15.030/2025. O TCE-AC entendeu que, embora o artigo 92, inciso XVI, da Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) determine que o contratado deve manter sua regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária durante a execução contratual, o não cumprimento dessa obrigação não impede o pagamento por serviços já executados.

Anúncio

Segundo o entendimento da Corte, a falta de regularidade fiscal deve ser tratada com a aplicação das sanções previstas na legislação ou, eventualmente, com a rescisão do contrato. No entanto, reter o pagamento por serviços efetivamente prestados violaria o princípio da legalidade e poderia caracterizar enriquecimento sem causa por parte da Administração Pública. A retenção só seria permitida sobre valores referentes a obrigações trabalhistas e previdenciárias inadimplentes.

A decisão foi tomada por unanimidade e possui caráter normativo e de prejulgamento de tese, sem vinculação a um caso concreto. Após comunicação ao consulente, os autos foram arquivados.

Estiveram ausentes, justificadamente, os conselheiros Valmir Gomes Ribeiro e Antonio Jorge Malheiro. A sessão foi presidida pela conselheira Dulcinéa Benício de Araújo. Participaram também os conselheiros Ronald Polanco Ribeiro, Naluh Maria Lima Gouveia, José Ribamar Trindade de Oliveira e a conselheira-substituta Maria de Jesus Carvalho de Souza.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.