Categorias: Tricas & Futricas

Prime-minister

Por
Da redação ac24horas

Secretário de Estado poderoso saiu da Avenida Brasil, passou por frente do quartel e já tinha até a porta aberta para conversar com o prefeito na Rua Rui Barbosa. Falaram por 40 minutos. A ansiedade de Bocalom é tamanha que, de vez em quando, é preciso alguém para dizer: “Te acalma, homi. Vai sair tudo como se combinou! Te acalma!”


Bom

O Acre é bom, não, é, leitor? É bom demais!


Quem?

Quem é que está tomando conta da PM do Acre? A coisa está sem controle ali pela região do Seringal Porangaba. Há um conflito entre vizinhos de cerca (não é fazendeiro grande contra extrativista: é pequeno brigando com pequeno mesmo) que pode acabar mal. E o que a PM tem a ver com isso?


Na marra

Um dos agricultores envolvidos, que dizem ter amigo na PM, com uma viatura, foi até o local acompanhado do amigo fardado. Sem nenhuma ordem judicial, o policial “tocou o terror”: constrangeu, humilhou, gritou com a moradora que estava sozinha em casa com as crianças.


Pode?

Pode isso, comandante? A mulher está em pânico.


“Macacada”

O Senador Sérgio Petecão não se conteve e chamou de “pura macacada” publicação na rede social do ativista Chico Natal que mostra Tião Bocalom, literalmente, cavando uma vala no meio do sol quente. A assessoria do município bate cabeça para tentar reverter a “fritura” que a falta de água ocasiona na imagem do bolsonarista.


Beleza

O governo deve, nos próximos dias, reinaugurar a praça em frente ao Palácio do Governo. Para Gladson, representativo; vai poder dizer, literalmente, que entrega um governo bonito para a sucessora. O cidadão acreano vai poder voltar a contemplar a fonte, que já estava há anos esculhambada.



Intramuros

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, continua construindo fortes agendas. Atuou nos últimos dias, em sua órbita eleitoral, com agendas nos municípios do Juruá. Colocou na sua cota e foi ver de perto, o mutirão de cirurgias realizado em Mâncio Lima. Mais de 380 mulheres estavam na fila à espera de cirurgias ginecológicas no município.


Brilho

E, aos poucos, o brilho nos olhos azuis do amável Leitãozinho vai ganhando um colorido especial. Para muitos, Alysson parece mais amável a cada dia. Se o poder é bom… a perspectiva é mais engraçada ainda. Move montanhas.


Ressaca de Jesus

Ainda sobre a ressaca da Marcha para Jesus deste ano, um detalhe não passou despercebido. Fotógrafo dedicado e trabalhador, querendo fazer registro do evento no alto do carro de som, foi impedido de subir. Certamente, quem estava lá em cima está mais perto de Deus. Então, tá.


Correção

Isso precisa ser corrigido na edição do próximo ano.


Violência doméstica

Não é à toa que a violência contra mulher recebeu o título de violência doméstica. Cerca de 146 mil casos de agressões foram cometidos dentro dos lares em 2023. Os dados são do Mapa da Violência divulgados esta semana.


Tipos de agressões

A violência mais frequente em 2023, segundo os tipos registrados, foi a física (37,4%), seguida pela múltipla (30,3%). A negligência representou 12% dos casos, e a psicológica e a sexual tiveram proporção, respectivamente, de 10,1% e 9,5% dos casos.


A hora dele

Eleições em 2026 chegando e o que chega também é a hora do dono deste caminhão ganhar dinheiro. O veículo é o mais solicitado para acompanhar manifestações de sindicatos e entidades representativas, que sobem o tom nas vésperas das eleições.



Trajeto definido

A ferrovia anunciada pelo governo federal, que passará pelo Acre, já tem trajeto definido e 30% de seu percurso de 4.400 km construído. A rota começa pela Bahia, em Ilhéus, corta os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, terminando no Porto de Chancay, no Peru.


Outras rotas

Há, no entanto, projetos alternativos na mesa da ministra Simone Tebet, como a rota que parte do Rio de Janeiro – primeiro traçado pensado pelos chineses. Nesse trajeto, a rodovia não passaria por Cruzeiro do Sul, e a chegada seria no Porto de Ilo, no Peru, onde ocorre um transbordo de navio até Chancay.


Investimento alto

Além da Bioceânica, duas outras rotas também estariam em análise com participação de gigantes chinesas do setor ferroviário — a CRCC (China Railway Construction Corporation) e a CREC (China Railway Engineering Corporation). Uma das propostas liga o Porto do Açu (RJ) a Porto Velho (RO), passando por Corinto (MG), Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde (MT). A outra conectaria o Porto de Santos (SP) a Antofagasta, no Chile, atravessando Paraguai e Argentina ao longo de 2.396 quilômetros.


Frase:

“Eles [os chineses] querem rasgar o Brasil com ferrovias”, de Simone Tebet – ministra de planejamento e orçamento.


Trem

Acreano é bicho desconfiado! Essa história de trem passar aqui pelo Acre é coisa que se ouve porque não tem como deixar de ouvir. Mas dizer que a informação é compreendida e aceita de peito aberta seria faltar com a verdade…


Leva tempo

Ainda tem muita desconfiança para passar entre uma estação e outra até que o acreano adote essa ideia no coração. A História explica. São tantas promessas de maravilhas sempre renovadas que vai apedrejando o peito do povo por aqui.


Reunião

O Palácio Rio Branco estuda a possibilidade de enviar representante ao Matchmaking Empresarial China-Brasil 2025, que acontece no próximo dia 19, no Parque Tecnológico da UFRJ – Inovateca. O encontro contará com Líderes e representantes do Governo Municipal de Xiamen e do BPIC, além de representantes de empresas chinesas.


E o voo internacional?

Nessa onda de ferrovia para ligar o Acre a Chancay vem a lembrança do voo internacional prometido pelo deputado Luiz Gonzaga e o empresário Alejandro Salinas, para decolar em dezembro do Aeroporto Plácido de Castro.


Vazou

O cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, declarou à rádio italiana RAI que o Papa Luiz XIV se elegeu com mais de cem votos. Os cardeais fazem o juramento em conjunto, prometendo guardar sigilo sobre a eleição e as discussões. A Igreja Católica ainda não informou se Désiré será punido ou não por desobedecer a regras do conclave.



Costura inadequada

A coluna chegou a alertar a estratégia utilizada pela Assembleia Legislativa que, politicamente, colocou a carroça na frente dos bois, como diz o ditado popular. A articulação deixou à revelia os franceses da Vinci Airports, que controla os principais aeroportos da Amazônia. Deu no que deu, ninguém nem fala mais no assunto.


Sem truta-salmonada

Não convidem o secretário Assur e o peruano Alejandro Salinas para comer uma truta-salmonada no China Norte. Ambos são admiradores do cardápio nutritivo, mas, desde a última Expoacre que não se sentam na mesma mesa nem para uma degustação do pescado peruano.


Você lembra?

Teve um tempo que salgado frito e picolé poderiam ser comprados a R$ 0,25. Hoje, o mais barato dos salgados custa R$ 1,00, com um filete de salsicha de procedência duvidosa. Tá difícil ser pobre nesse país!


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas