Categorias: Acre

Entidades pedem concursos e valorização de profissionais da saúde bucal no Acre

Por
Da redação ac24horas

O Sindicato dos Odontologistas do Acre (Sinodonto) e o Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC) emitiram uma recomendação conjunta nesta quarta-feira, 14, aos municípios do estado, pedindo que o cargo de coordenador das equipes de saúde bucal seja ocupado, obrigatoriamente, por um cirurgião-dentista, além do cumprimento dos direitos e a valorização da categoria no âmbito da saúde pública.


“Nessa recomendação, a gente pede, enquanto entidades representativas de categoria, para que o cargo de coordenador de saúde bucal dos municípios seja preenchido por um cirurgião-dentista, ou uma cirurgiã-dentista, para que a gente consiga melhorar o atendimento técnico dessas equipes”, afirmou Samuel Macedo.


A recomendação também destaca a necessidade de cumprimento do piso salarial, conforme previsto na Lei 3.999/61, tanto para contratos de 20 quanto de 40 horas semanais. “A gente também recomenda que seja cumprido o piso salarial da categoria, seja para 20, seja para 40 horas, em todos os municípios do Acre”, reforçou líder sindical.


Outro ponto defendido pelas entidades é que a contratação de profissionais como cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal seja feita por concurso público. “Para que a gente consiga manter a estabilidade do cuidado e manter o atendimento de qualidade para a população”, explicou Samuel Macedo. “As entidades se colocam a disposição para a defesa das categorias e para a representação da odontologia no estado do Acre”, finalizou.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas