Menu

Entidades pedem concursos e valorização de profissionais da saúde bucal no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sindicato dos Odontologistas do Acre (Sinodonto) e o Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC) emitiram uma recomendação conjunta nesta quarta-feira, 14, aos municípios do estado, pedindo que o cargo de coordenador das equipes de saúde bucal seja ocupado, obrigatoriamente, por um cirurgião-dentista, além do cumprimento dos direitos e a valorização da categoria no âmbito da saúde pública.

“Nessa recomendação, a gente pede, enquanto entidades representativas de categoria, para que o cargo de coordenador de saúde bucal dos municípios seja preenchido por um cirurgião-dentista, ou uma cirurgiã-dentista, para que a gente consiga melhorar o atendimento técnico dessas equipes”, afirmou Samuel Macedo.

Anúncio

A recomendação também destaca a necessidade de cumprimento do piso salarial, conforme previsto na Lei 3.999/61, tanto para contratos de 20 quanto de 40 horas semanais. “A gente também recomenda que seja cumprido o piso salarial da categoria, seja para 20, seja para 40 horas, em todos os municípios do Acre”, reforçou líder sindical.

Outro ponto defendido pelas entidades é que a contratação de profissionais como cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal seja feita por concurso público. “Para que a gente consiga manter a estabilidade do cuidado e manter o atendimento de qualidade para a população”, explicou Samuel Macedo. “As entidades se colocam a disposição para a defesa das categorias e para a representação da odontologia no estado do Acre”, finalizou.

Assista ao vídeo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.