O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) emitiu um alerta nesta terça-feira, 13, sobre a situação crítica do estoque de sangue do tipo O positivo (O+). Por meio das redes sociais, o hemocentro fez um apelo para que doadores compareçam com urgência à unidade e contribuam com a reposição do estoque.
“Atenção doadores O+, precisamos de vocês! Nosso estoque de bolsas O+ encontra-se em estado crítico! Se você tem esse tipo sanguíneo, sua doação pode fazer a diferença! Compareça ao Hemoacre para realizar a sua doação”, diz a publicação.
A situação atual torna urgente a reposição de bolsas de sangue para atender às demandas hospitalares. Diante do cenário, o Hemoacre solicita que a população apta a doar compareça o quanto antes ao hemocentro.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados de um responsável legal), pesar acima de 50 kg; ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
É indispensável apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho ou e-Título digital. O doador também deve estar bem alimentado no momento da doação.
As doações devem ser feitas no Hemoacre, localizado na avenida Getúlio Vargas, 2787, bairro Bosque, em Rio Branco. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, das 7h às 18h.
O Hemoacre reforça que doar sangue é um ato rápido, seguro e que salva vidas. Uma única bolsa pode beneficiar até quatro pacientes. O sangue coletado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, possibilitando seu uso em diversos tratamentos e situações de emergência.