A iniciativa visa provocar reflexão sobre a ausência dessas mulheres na sociedade, resultado da violência motivada por razões de gênero. “Faça a sua parte e ajude a quebrar esse ciclo”, diz a campanha.
O feminicídio, segundo o MPAC, é um crime evitável, já que antes do assassinato a vítima geralmente passa por outros tipos de violência.
De acordo com dados do feminicidômetro, ferramenta do Observatório de Violência de Gênero do MPAC, entre 2018 e abril de 2025, foram registrados 79 casos de feminicídio consumado no Acre, além de 158 tentativas.
A campanha é realizada em parceria com o Via Verde Shopping, um espaço de grande circulação, por onde passam cerca de 300 mil pessoas por mês.
O superintendente do shopping, Wander Porto, destacou a importância de usar o local como instrumento de comunicação e sensibilização social.
“Este é um local de passeio, de lazer, onde as pessoas vêm com a família, mas, neste momento, queremos trazer essa campanha junto ao Ministério Público. Queremos que, ao se deparar com essa ação, que as pessoas reflitam sobre o que pode ser feito em termos de prevenção, educação e combate ao feminicídio”, destaca o superintendente.
Além da intervenção simbólica, a campanha também orienta a população sobre os canais de denúncia e apoio às vítimas de violência, citando os canais de denúncia disponíveis:
• Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
• 190 – Polícia Militar
• (68) 99993-4701 – Centro de Atendimento à Vítima (CAV)
• Delegacias e Promotorias de Justiça também podem ser procuradas para denúncias e orientações
Assista ao vídeo: