Menu

Catraia resiste como meio de transporte entre bairros da capital

Foto: David Medeiros/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em meio à correria do trânsito urbano e à expansão da malha viária de Rio Branco, um meio de transporte tradicional segue firme: a catraia. A pequena embarcação, usada há décadas para ligar o primeiro ao segundo distrito da capital acreana, ainda é parte da rotina de muitos moradores, especialmente entre os bairros Aeroporto Velho e 15.

O repórter do ac24horas Play, David Medeiros, acompanhou nesta quarta‑feira, 14, uma das travessias que começa no final de um beco que conecta os dois bairros. O acesso é sinalizado por escadas íngremes que descem até a margem do rio Acre, onde a catraia aguarda os passageiros.

Anúncio

Délcio, morador da região, é um dos usuários mais assíduos. “Todo dia eu faço essa travessia, faz mais de dez anos. Pela catraia é 100%: em cinco ou dez minutos chego lá. Pelo centro, gasto quase uma hora com o trânsito maluco. E ainda vou curtindo a paisagem, natureza é coisa de Deus”, conta ele.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Quem pilota a embarcação é Maria Rosa de Oliveira Morais, que há 23 anos faz esse percurso. Tímida, ela prefere não dar  entrevistas, mas mantém o serviço ativo. A passagem custa apenas R$ 2,00.

Apesar do movimento estar “mais ou menos”, segundo Dona Rosa, a catraia mantém viva a tradição dos povos ribeirinhos que, historicamente, usaram o rio como principal via de acesso. Ao desembarcar no bairro 15, os passageiros ainda enfrentam outra escadaria para subir até o topo da margem.

ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-sharp-fill

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.