Categorias: Acre 02

Na Câmara, superintendente da RBTrans explica crise no transporte público

Por
Saimo Martins

O superintendente de Transporte e Trânsito de Rio Branco – RBTrans, Clendes Vilas Boas, compareceu à Câmara de Rio Branco nesta terça-feira, 13, para prestar esclarecimentos a respeito do transporte público na cidade e também sobre o andamento da licitação, que já está na sexta fase.


Vilas Boas afirmou que é importante esclarecer os problemas e soluções da entidade à população. “A população precisa saber da verdade, precisa entender a situação, até para caminhar junto conosco. Não caminhamos sozinhos. É bem verdade que qualquer gestão pública precisa do apoio da comunidade, dos líderes comunitários, dos vereadores e das autoridades, para que possamos seguir o melhor caminho, sem erros e sem demora, garantindo que a população seja servida da melhor forma possível”, disse.


Em relação aos problemas constantes enfrentados com os ônibus da empresa Ricco Transportes, ele destacou que é uma questão bastante complexa, em qualquer parte do Brasil e até do mundo. “Não existe sistema de transporte que não enfrente problemas. Esses problemas são, muitas vezes, sazonais. Há momentos em que um determinado problema ganha foco, e depois esse mesmo problema pode ser superado ou substituído por outro. Mas eles sempre existem, e todos são tratados com as providências cabíveis, aplicando-se as sanções administrativas e legais para que sejam corrigidos.


É sabido que hoje não temos um sistema de transporte exatamente como gostaríamos. No entanto, existe uma melhora significativa em comparação com o que tínhamos ontem — isso não resta a menor dúvida. A população que utiliza o transporte sabe disso. Estamos aqui para expor a verdade. E, se alguém tiver qualquer sugestão ou alternativa que possa nos ajudar, estamos de braços abertos para acolhê-la.”


Clendes afirmou que o processo de licitação para a contratação de novas empresas está bem encaminhado e que a prefeitura deve fazer o comodato para gerir os veículos. “Está em andamento e bastante avançado. Já estamos, creio eu, na sexta etapa. Porém, há questões que não dependem apenas da RBTrans, mas também da Casa Legislativa. A solicitação de empréstimo, por exemplo, já foi aprovada pelo PAC — o Programa de Aceleração do Crescimento. Agora, falta apenas a autorização da Câmara Municipal. O governo federal já concedeu a aprovação, assim como fez com outras prefeituras do Brasil, para que os municípios possam renovar suas frotas e melhorar a qualidade do transporte coletivo em todo o país. Todas as etapas federais foram vencidas e o que resta agora é a aprovação local, para que os recursos sejam liberados e possamos adquirir 51 novos ônibus”, declarou.


O superintendente disse também que a compra dos veículos por meio do empréstimo seria uma solução. “Com certeza, é um dos caminhos. Quando não se tem um caminho sólido, é preciso buscar ajuda. E estamos buscando o apoio do Poder Legislativo para avançarmos”, garantiu.


Compartilhe
Por
Saimo Martins