O Ministério Público Federal (MPF) apresenta nesta quarta-feira (14) os resultados de auditorias realizadas em frigoríficos que atuam na Amazônia Legal, incluindo empresas instaladas no Acre. A ação faz parte de um esforço iniciado em 2009 para acompanhar o controle de origem do gado adquirido pelos frigoríficos e garantir a legalidade da carne que chega ao mercado consumidor.
Os dados fazem parte do segundo ciclo unificado de auditorias e serão apresentados em evento com transmissão ao vivo pelo canal do MPF no YouTube, a partir das 12h (horário do Acre). O objetivo é identificar quais empresas estão cumprindo os acordos firmados com o órgão e atuando de forma responsável, sem adquirir animais de áreas com desmatamento ilegal, invasões a terras indígenas e quilombolas ou com uso de trabalho escravo.
Além do Acre, foram avaliados frigoríficos nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Procuradores da República que atuam na região vão debater os resultados durante o evento, que também integra a agenda preparatória para a participação do MPF na COP30, em Belém (PA).