O deputado estadual Afonso Fernandes (PL) utilizou a tribuna para enaltecer os avanços na área de segurança pública registrados nos últimos anos no estado. Em um discurso, o parlamentar parabenizou o governador Gladson Cameli (Progressistas) e as forças de segurança pela expressiva queda nos índices de violência letal no Acre.
Segundo dados do Atlas da Violência 2025, divulgados na última segunda-feira (12), o estado registrou uma redução de 50,5% nos crimes letais entre os anos de 2023 e 2024, um dado considerado histórico por especialistas e comemorado pelo deputado. “É preciso reconhecer o trabalho que o governo do Estado vem realizando na segurança pública. Não é só cobrança que se deve fazer, mas também reconhecer quando os resultados aparecem e são positivos para a nossa sociedade”, destacou Afonso Fernandes.
Fernandes aproveitou a fala para fazer justiça ao trabalho dos profissionais que atuam diariamente na linha de frente do combate à criminalidade. Ele citou nominalmente o secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, e a tenente-coronel Marta Maria, da Polícia Militar, como lideranças que vêm conduzindo com competência suas respectivas instituições.
“Temos que destacar o esforço incansável dos investigadores da Polícia Civil, que elucidam crimes, dão respostas rápidas à sociedade e contribuem para essa queda nos índices. A Polícia Militar, através de comandos como o da tenente-coronel Marta Maria, também tem papel fundamental nesse cenário de melhora”, afirmou o deputado.
O parlamentar também fez um apelo por equilíbrio nos debates legislativos e defendeu que a atuação dos parlamentares vá além das críticas. “É comum ver nesta casa cobranças ao governo – e isso faz parte do nosso papel. Mas muitas vezes são cobranças desnecessárias. Pouco se fala quando há avanços como este. A verdade é que precisamos mostrar também o que está dando certo no nosso Estado”, argumentou.
Apesar do tom de celebração, ele ponderou que ainda há desafios a serem enfrentados, como o combate ao feminicídio. “Temos debatido nesta casa os riscos enfrentados pelas mulheres acreanas. E essa é uma luta constante, não só das forças de segurança, mas também desta Assembleia, que tem proposto instrumentos legislativos para enfrentar esse problema de forma efetiva”, ressaltou.
Encerrando sua fala, Afonso Fernandes reafirmou seu apoio às ações de segurança pública desenvolvidas pela gestão Gladson Cameli, e reforçou o compromisso da Aleac em continuar trabalhando por melhorias em todas as áreas. “O Acre está de parabéns. O governador Gladson está de parabéns. É nosso dever reconhecer os avanços e seguir contribuindo para que mais conquistas sejam alcançadas”, finalizou.