Trabalhadores e trabalhadoras da cultura no Acre têm a oportunidade de contribuir diretamente com a construção das políticas culturais do estado. Estão abertas, até o dia 12 de junho, as Escutas Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizadas por meio de formulário on-line.
A PNAB tem como objetivo apoiar e fortalecer a cultura em todo o país, com repasses da União a estados e municípios. No Acre, o valor destinado supera R$ 16 milhões, que poderão ser aplicados em ações de fomento cultural, reforma de espaços, aquisição de bens, manutenção de atividades e fortalecimento de pontos e pontões de cultura.
Um dos pilares da política é a participação social. Por isso, o Ministério da Cultura e o governo estadual reforçam a importância da escuta pública para garantir que os recursos atendam, de fato, às necessidades da comunidade cultural local.
As contribuições da sociedade civil serão fundamentais para a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) referente ao exercício de 2025.
O formulário está disponível para preenchimento on-line até 12 de junho. A participação é aberta a artistas, produtores, gestores, coletivos culturais e demais interessados.