Categorias: Acre

Acre contribui com sete assinaturas na criação de CPMI do INSS; veja assinatura

Por
Da redação ac24horas

Com a adesão de parlamentares da Câmara e do Senado, a oposição protocolou na segunda-feira, 12, um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo irregularidades em descontos aplicados sobre os benefícios de aposentados. A iniciativa, que já conta com 259 assinaturas, 223 de deputados federais e 36 de senadores, ainda não consta oficialmente no sistema do Congresso Nacional.


Parte da bancada do Acre demonstrou alinhamento com a proposta da oposição e assinou o requerimento em peso. Na Câmara dos Deputados

, os quatro parlamentares do estado, Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil) e Eduardo Velloso (União Brasil), apoiaram a criação da CPMI. Zé Adriano, Antônia Lucia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não assinaram ainda.

No Senado, os três representantes acreanos também endossaram o pedido, Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD).


A movimentação ocorre em meio a crescentes denúncias de que aposentados e pensionistas estariam sofrendo descontos indevidos em seus benefícios, em alguns casos vinculados a empréstimos consignados ou filiações automáticas a associações sem o consentimento dos beneficiários. A oposição quer apurar não apenas os responsáveis pelas fraudes, mas também eventuais falhas no controle e fiscalização por parte do governo federal.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas