Menu

Leão XIV fala sobre IA, jornalistas presos e fim de ideologias em reunião

© REUTERS/MASSIMO VALICCHIA/NURPHOTO/PROIBIDA REPRODUÇÃO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O papa Leão XIV se apresentou aos jornalistas do mundo todo nesta segunda-feira (12) pela manhã, no Vaticano. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.


Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.

Anúncio


Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.


“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.


Leão XIV pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio.


Ele acrescentou que a inteligência artificial deve ser usada com “responsabilidade e discernimento”.


Ao final da declaração, o pontífice abençoou os profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los um por um, apertando as mãos dos jornalistas, recebendo presentes e posando para fotos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido