Categorias: Narciso em 30 Linhas

Eis os obstáculos

Por
Narciso Mendes

Aos moldes que pretende aprová-la, os bolsonaristas não conseguirão a anistia que pretendem


Não me consta, não apenas no Brasil e nem no restante do mundo, a existência de crime igual ou maior que aquele que foi praticado no dia 08/01/2023. Portanto, deixá-lo impune, seria um convite para que, no futuro, algo semelhante volte a acontecer.


Nada contra, pois até chego a concordar que algumas das punições que foram aplicadas aos participantes do referido crime devam ser reavaliadas, e isto porque, nos chamados crimes de multidão, por vezes, os seus principais responsáveis, reporto-me aos seus arquitetos e mandantes, sequer se faziam presentes, enquanto a grande maioria deles, feitos paus mandados, sim.


Se no curso de qualquer investigação identificar os beneficiários de um determinado crime é fundamentalmente importante, no caso em questão, no crime do 08/01/2023, o interessado nº 01 seria o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, e de sobra, alguns dos seus mais íntimos assessores, entre eles, os generais da Braga Neto e Augusto Heleno. O próprio general, Augusto Heleno, numa reunião presidida pelo ainda presidente Jair Bolsonaro, chegou a sugerir que se fosse para virar a mesa, que a tal virada acontecesse antes das eleições.


O fato do já ex-presidente Jair Bolsonaro se encontrar ausente do nosso país, nos EUA, por si só não basta para excluí-lo da condição de mandante em chefe de tão monstruoso crime, até porque, a principal vítima seria a nossa própria democracia.


Fosse apenas por ter lambuzado de batom a imagem símbolo do nosso poder judiciário, a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, não merecia uma punição de 14 anos de cadeia. Acontece que, enquanto ela a lambuzava os depredadores das sedes dos nossos três poderes a bastante exaltada ela se sentia bastante recompensada.


Golpe de Estado é o tipo de crime que precisa ser evitado, até porque, se consumado todo o heroísmo será creditado aos articuladores do próprio golpe. Os defensores da citada cabeleireira alegam que ela é uma pobre mãe de família. Se sim, eis a pergunta que não pode calar: aos cuidados de quem, enquanto esteve em Brasília, ela deixou sua profissão e seus filhos?


Anistia ampla e geral para aqueles que participaram diretamente do 08/01/2023 jamais, mas para àqueles que sequer sabiam o significado de suas presenças, vá lá, até porque, nos crimes de multidão, individualizar a gravidade dos crimes cometidos por cada um dos seus participantes é uma missão praticamente impossível.


Minorar, neste caso, as penas atribuídas aos peixinhos, sim, conquanto que as dos peixões, jamais.


Compartilhe
Por
Narciso Mendes