Embora o senador Alan Rick (UB), ainda embale a hipótese de ser escolhido candidato a governador pela Federação PP-União Brasil, é improvável que isso venha a ocorrer, porque a vice-governadora Mailza Assis (PP) tem mais cacife político para ficar com a indicação. Num cenário desfavorável, dois partidos estão de portas abertas para a candidatura do Alan ao governo: PSD e MDB. O Republicanos está fora de rota, por já ser seu aliado, e não se conquista o que já se tem. O presidente do MDB, Vagner Sales, já fez declarações de que o partido está de porta aberta para a filiação do senador Alan Rick (UB) e abrigar sua candidatura. Ontem,conversei com o senador Sérgio Petecão (PSD) e ouvi de que não colocará nenhum problema à entrada de Alan na sigla. “Ele já andou conversando com o Kassab (presidente nacional do PSD), e não terei problema algum em abrir conversa para sua filiação”, disse Petecão. Num cenário do senador Alan Rick (UB) no PSD, cresceria a possibilidade do MDB indicar numa composição, a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) para ser a vice na chapa que disputará o governo no próximo ano. Os caminhos do Alan levam ao MDB ou ao PSD.
APANHANDO NA COMUNICAÇÃO
É porque a imagem popular do Lula ainda é muito forte, caso contrário já estaria destroçado na opinião pública. Vem acumulando um desgaste (de graça) atrás do outro pela falta de comunicação. Abrigou a ex-primeira dama do Peru, condenada por corrupção no seu país; se meteu naquela lambança do PIX, e agora no roubo dos velhinhos do INSS – está levando a culpa de um fato que se iniciou no governo Bolsonaro. O Lula parece que cansou, e continua tentando resolver novos problemas com velhas fórmulas defasadas. Ainda assim, é o nome mais forte para enfrentar o candidato que vier da direita. Bolsonaro não será candidato por estar inelegível.
LAMBANÇA JURÍDICA
Os nossos deputados federais que votaram a favor de livrar o deputado federal Delegado Ramagem (PL) das garras do STF, mesmo sabendo que estavam cometendo uma lambança ideológica e jurídica, levaram uma paulada na testa, com a decisão do STF de manter o processo contra o parlamentar, nos crimes cometidos antes da diplomação. Apenas a deputada federal Meire Serafim (UB) teve o discernimento de não entrar na patuscada. Não se mistura ideologia com a lei.
AO NÃO SER FAZER TURISMO
Os cursos hoje podem ser feitos online, não há pois, razão, para continuar na Câmara Municipal de Rio Branco a farra de mandar vereadores fazer cursos (sic), que por coincidência, os destinos são sempre o Nordeste e suas belas praias. O presidente Joabe Lira (PL) tem que tirar da gaveta e pôr em votação o projeto do vereador Leôncio Castro (PSDB), que acaba com esse turismo.
FLOPOU DE PÚBLICO
Os organizadores da Marcha Com Jesus esperavam um público de 30 mil a 40 mil pessoas, mas mixou de público: deu apenas 10 mil pessoas.
FESTA PROFANA
A Marcha para Jesus é um ato evangélico, portanto, uma festa religiosa. Mas alguns políticos, fazendo caras e bocas, transformaram a Marcha em festa profana particular, posando com o V da vitória, soltando beijinhos e fazendo selfies. Só vão se lembrar dos evangélicos no próximo ano, quando for para pedir votos. Sempre é assim.
FORA DE COGITAÇÃO
Fui checar ontem: está fora de cogitação a Fusão ou Federação do MDB com o Republicanos. Ficou só nas notícias esparsas do noticiário nacional. Se acontecesse, daria um quadro interessante no estado.
ALGO EM COMUM
O MDB e o Republicanos têm até aqui, algo em comum no estado: não conseguiram montar chapas competitivas para deputado federal.
SEM CHANCE
Não existe a mínima chance do médico Israel Milani -primeiro suplente- assumir a vaga da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos), pela condenação sofrida na Justiça Federal. Ela terá direito a inúmeros recursos e não tenho dúvida que cumprirá seu mandato até o fim.
CAMPANHA ABERTA
Quem já entrou em campanha aberta para a reeleição é o deputado federal Eduardo Veloso (UB), realizando mutirões de cirurgias oftalmológicas em vários municípios. E numa dobradinha com a deputada Maria Antônia (PP). Essa movimentação rende votos numa eleição.
POUCO INTERESSA
Essa discussão sobre a pauta do boi só interessa mesmo é aos bolsos dos pecuaristas e donos de frigoríficos. O povão não será beneficiado, seja qual for o desfecho, porque continuará a pagar por uma carne cada dia mais cara.
TEM QUE PAGAR
Tem candidato ao Senado que está cobrando para colocar um suplente na sua candidatura, a bagatela de 1 milhão de reais. Isso já aconteceu na eleição passada. É a nossa realidade.
NÃO SE AFINA
É muito improvável que o senador Sérgio Petecão (PSD) venha se juntar à chapa da vice-governadora Mailza Assis (PP), não por ela; mas pela tropa de choque que rodeia o governador Gladson. Petecão é essa turma não se afinam politicamente.
POR CIMA DA CARNE SECA
Nicolau Júnior (prefeitura de Cruzeiro do Sul); Gene Diniz (prefeitura de Sena Madureira); Tanízio Sá ( prefeitura de Manoel Urbano); Manoel Moraes (prefeitura de Xapuri), são deputados que vão para a reeleição montados em máquinas municipais.
DEFENSORA FERRENHA
A deputada federal Socorro Neri (PP) se tornou uma das defensoras mais ferrenhas da candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) ao governo. Ambas estão afinadas.
CARTA FORTE
O senador Alan Rick (UB) tem uma carta forte nas conversas com prefeitos, sobre alianças: se perder a disputa, ele terá ainda 4 anos de mandato e suas emendas parlamentares. As vagas de senador em disputa no próximo ano são as do Márcio Bittar e do Sérgio Petecão.
ASSUME O PL
É só questão de marcar a data, o senador Márcio Bittar vai mesmo se filiar ao PL, por onde disputará a reeleição. O PL terá o maior Fundo Eleitoral das eleições do próximo ano.
BOM DOMINGO
Um domingo feliz e na paz de Deus,
FRASE MARCANTE
“Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm o controle sobre você”. Miyamoto Musashi.