Dando continuidade às ações integradas de saúde e assistência social, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Governo do Estado do Acre, realizou mais uma etapa do mutirão de atendimentos nas comunidades do Rio Moa. Depois do São Salvador e Bom Sossego, desta vez os serviços chegaram ao Pé da Serra e à Terra Indígena Nukini.
No Pé da Serra, a população teve acesso a atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além da distribuição de medicamentos e a atualização da caderneta de vacinação. Foram realizados 38 atendimentos médicos, 25 odontológicos e 16 de enfermagem, além de outros procedimentos voltados à promoção da saúde.
O prefeito Zé Luiz acompanhou a ação. Segundo ele, a visita também teve um caráter especial por celebrar o Dia das Mães. “ Junto com o governo do Estado trazemos os serviços de saúde, as ações sociais e cidadania em lugares distantes e desta vez, fazemos também a festa das mães. São ações integradas que garantem dignidade para essas pessoas que vivem longe da cidade e merecem toda a nossa atenção”, pontuou Zé Luis.
A Secretaria Estadual de Assistência Social, Direitos Humanos e Mulheres (SEASDH) esteve presente com o Vestiário Social, que distribuiu kits com seis peças de roupas para cada mulher atendida. Ao todo, foram entregues mais de 2 mil peças.
Além disso, 120 cestas básicas foram distribuídas às famílias da região da Serra do Moa.
Wilsilene Gadelha, representante do Gabinete da Vice-Governadora Mailza Assis, participou da ação e destacou a importância da presença do poder público nas comunidades mais distantes. “É muito gratificante participar dessa ação que une o Governo Municipal e o Governo Estadual para levar serviços de saúde e assistência social às comunidades do Meia Dúzia ao Pé da Serra, tão vulneráveis geograficamente pela distância em relação ao centro urbano”.
A comemoração do Dia das Mães foi marcada por uma grande festa promovida pela Prefeitura nas duas comunidades, com sorteio de mais de 200 prêmios, como fogões, botijas de gás, colchões, freezer, ventiladores, entre outros.
A indígena Vânia Maria da Silva, de 62 anos, expressou a felicidade em participar da celebração. “O Dia das Mães é uma data muito importante e ficamos felizes em ver que a Prefeitura não se esqueceu de nós. Nem todas as famílias têm condições de fazer uma festa ou presentear as mães. Esse dia foi só de alegria e gratidão”, declarou.
O evento contou ainda com um animado torneio de futebol masculino e feminino, organizado pela Prefeitura em parceria com as lideranças comunitárias.
Para Txane Pistyani Nukini, vice-cacique geral da Terra Indígena Nukini, a ação teve grande significado para a comunidade. “Para nós ribeirinhos, essas ações e a comemoração do Dia das Mães são motivos de muita alegria, satisfação e agradecimento. É uma iniciativa importante que promove alegria, união e a valorização dessas mulheres guerreiras que vivem na floresta, dentro de nossos territórios. Vieram pessoas de outras comunidades vizinhas, o que mostra o quanto essa ação é significativa.”, concluiu.