Menu

Hetohoky: rito de passagem fortalece tradições do povo Iny Karajá no Araguaia

Screenshot
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na região do Araguaia, um dos rituais mais significativos da etnia Iny Karajá marca, todos os anos, a transição simbólica entre a infância e a vida adulta: o Hetohoky. Realizado apenas uma vez por ano, o rito tradicional representa não apenas uma passagem de ciclo, mas também um momento profundo de renovação cultural.

Durante a celebração, os mais velhos assumem o papel de guardiões da memória coletiva e compartilham com os mais jovens ensinamentos ancestrais que reforçam a identidade do povo Iny Karajá. Ao mesmo tempo, os adolescentes que participam do ritual reafirmam seu compromisso com a preservação das tradições e dos valores de seu povo.

Anúncio

Mais do que um evento festivo, o Hetohoky é uma experiência de fortalecimento intergeracional. A vivência reforça os laços comunitários e mantém viva uma herança cultural passada oralmente de geração em geração, em um contexto onde o contato com o mundo externo desafia constantemente os modos de vida indígenas.

O rito é considerado um dos pilares da resistência cultural dos Iny Karajá, povo que habita, tradicionalmente, margens e ilhas do Rio Araguaia, entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.