Categorias: Região NorteRoraima

Governo autoriza contratação de brigadas; Roraima está entre os estados contemplados

Por
Terezinha Moreira

O Governo Federal, por meio da Portaria Ibama nº 60, publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, autorizou a contratação de brigadas federais para atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). A medida tem como objetivo reforçar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente após os registros alarmantes de queimadas nos últimos anos.


A portaria prevê a formação de brigadas temporárias compostas por brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão, que atuarão em diversas regiões do país. No total, 17 estados serão contemplados, incluindo Roraima, que liderou o ranking nacional de focos de calor em 2024.


Além de Roraima, também receberão as brigadas os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.


Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Roraima registrou em 2024 o maior número de focos de incêndio já contabilizado no estado: 5.358, superando o recorde anterior de 4.784, registrado em 2019. Isso representou 40% de todos os focos de calor do país, impulsionado principalmente pelos efeitos do fenômeno El Niño e por um período prolongado de seca.


A portaria também autoriza a contratação de brigadas federais de manejo integrado do fogo, com vigência inicial de dois anos (prorrogável por mais um). Essas equipes atuarão em municípios da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A composição inclui um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e doze brigadistas.


Além disso, está prevista a contratação de agentes federais de informação, brigadistas de queima prescrita, chefes de esquadrão, supervisores de prevenção, monitoramento, logística, operações e tiro quente, bem como supervisores estaduais de brigadas. Todos atuarão em apoio às coordenações estaduais do Prevfogo.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira