Categorias: Região NorteRoraima

PF investiga esquema de abastecimento aéreo ao garimpo ilegal na Terra Yanomami

Por
Terezinha Moreira

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8) a operação AVGAS, que tem como alvo pilotos, empresas e outros suspeitos de envolvimento no fornecimento de combustível de aviação para o apoio logístico ao garimpo ilegal na Terra Yanomami.


Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão — oito em Boa Vista (RR) e dois em São Paulo (SP). A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 16 milhões em bens dos investigados.


De acordo com as investigações, os suspeitos compravam e distribuíam grandes quantidades de combustível de aviação, armazenado em tonéis, para abastecer aeronaves que transportavam mantimentos e suprimentos aos garimpeiros em área protegida.


Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, comércio irregular de combustíveis, usurpação de bens da União, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.


A Terra Yanomami está sob emergência em saúde pública desde janeiro de 2023. A medida foi adotada pelo governo federal com o objetivo de combater a crise humanitária e reforçar o atendimento aos povos indígenas, com ações como o envio de equipes de saúde, cestas básicas e o fortalecimento da segurança na região para conter a atuação de garimpeiros ilegais.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira