Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A esquerda está alijada do poder que durou 20 anos no estado, vive hoje o seu pior momento político de rejeição, e vai tentar dar o seu primeiro passo para voltar ao debate com um nome com vasta experiência política, mas novo em termos de mandato. “A alternativa é dialogar com o povo. Esse é o caminho que a esquerda tem para fazer o debate,” é o que defende o provável candidato a governador pelo PT, vereador André Kamai, foto, ao falar ontem ao BLOG. O petista é otimista sobre o enfrentamento da máquina do poder: “A exceção do Bocalom, quem mais conhece o governo, quem mais conhece o funcionamento da máquina, sou eu. São quase 20 anos de experiência no Executivo”, lembra Kamai, ao se referir aos candidatos Mailza Assis (PP) e ao senador Alan Rick (UB). É uma missão difícil a que o PT vai enfrentar na próxima eleição para o governo, mas deixar de ter candidato próprio seria uma emenda pior do que o soneto. Na política, quem não aparece não é visto, diz o ditado.
LAMPEJO DE INTELIGÊNCIA
Até que enfim, os que cercam a vice-governadora Mailza Assis tiveram um lampejo de inteligência, lhe tiraram da bolha de pastores evangélicos que povoam seu gabinete a gritar aleluia ao seu redor, e lhe orientaram a fazer um corpo a corpo nos lugares mais populares da cidade, como fez ontem no comércio da região central. A elite, os bajuladores, nunca elegeram ninguém, quem elege é o povão com quem manteve contato ontem, na sua primeira agenda basicamente popular.
ESTÁ NO JOGO
Um nome na chapa de candidatos a deputado federal da Fusão PSDB-PODEMOS que está no jogo com chance é o deputado Pedro Longo (PDT), que faz uma campanha sem alarde, mas muito bem sedimentada.
NÃO É BOA IDÉIA
Nada pessoal contra, mas quando o principal assessor do postulante ao governo, senador Alan Rick (UB), o ex-prefeito Jairo Cassiano, se apresenta como o nome in pectore do dele para deputado estadual, não é uma boa ideia, porque passa a imagem de protecionismo. Candidato majoritário não pode ter um preferido para compor a próxima bancada da ALEAC. Afasta potenciais aliados.
PRONTO PARA FALAR
Um amigo que conversou com o ex-secretário municipal de Saúde, Eliatian Nogueira, disse ao BLOG que ele está calçado e espera com tranquilidade ser chamado pela comissão da PMRB, para falar sobre a trapalhada da compra dos “aedes do bem.” Nogueira chegou a se oferecer para falar na Câmara Municipal.
UMA TRAULITADA
A Câmara Federal aprovou ontem um projeto que livra o deputado federal Delegado Ramagem (PL) dos crimes de atentado contra o regime democrático. Mas a tendência é que o STF declare a decisão inconstitucional, e prossiga com o processo contra ele e o grupo do ex-presidente Bolsonaro. O julgamento do caso no STF começa hoje. Será uma traulitada nos deputados que aprovaram a matéria na Câmara.
NÃO SEI SE RECONHECE
“Não sei se reconhece, mas o prefeito Tião Bocalom só se reelegeu graças a máquina do governo estadual ter sido colocada a todo vapor na sua campanha, como nunca se viu. O Bocalom tem seus méritos, mas sem o empurrão vindo do Palácio Rio Branco não emplacaria com a facilidade que emplacou”. O comentário escutei ontem de importante figura palaciana.
NÃO DESENCORAJA
Parlamentares que circundam em torno da vice-governadora Mailza Assis acham difícil que, mesmo não aparecendo bem nas pesquisas, ela venha recolher o trem da candidatura ao governo. “Nada lhe desencoraja”, comentou ontem um deles ao BLOG.
VOO CEGO
Liguei ontem para um importante membro do grupo dos “cabeças brancas” do MDB, e perguntei o motivo do silêncio do partido sobre a sucessão estadual, e ouvi: “Seria um vôo cego falar de um assunto do qual não se conhece nem o cenário”.
SEM VOZ ATIVA
O máximo que o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, pode fazer a favor do sindicato dos professores e suas pautas salariais, é oferecer água e café no seu gabinete. Na gestão do Bocalom as canetas dos secretários não têm tinta.
BANDEIRA IMPORTANTE
O deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) está empunhando uma bandeira importante, da regularização fundiária. A reunião na ALEAC congregando setores da área, foi importante como ponto de partida para solução de um problema crônico no estado, a falta de documentação de imóveis.
NÃO É MENTIRA, TERTA!
Pois é, quem não acreditava, agora tem que acreditar: a prefeitura de Manoel Urbano realizou um concurso para ver quem melhor imitava um galo, com o prêmio de 400 reais. Tão Acre! Diria o saudoso colega de longos de redação no jornal O RIO BRANCO, José Chalub Leite.
CRÍTICAS PIPOCANDO
Críticas estão pipocando em Sena Madureira contra a gestão do prefeito Gerlen Diniz. Não deve ter recebido a prefeitura às mil maravilhas do ex-prefeito Mazinho Serafim, mas na campanha prometeu solução para tudo. Está no começo da gestão, pode engrenar mais adiante, mas o povo é imediatista. Por isso a onda de cobranças vindas da oposição.
FORA DE COGITAÇÃO
No momento está fora de cogitação uma candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo, como um candidato da unidade do grupo palaciano. A turma do governo do Gladson não se vê representada numa candidatura do Bocalom, como não se vê na do senador Alan Rick (UB).
PARA SE OBSERVAR
Louvável e salutar que o povo evangélico faça a sua “Marcha para Jesus”. Desde que siga apenas os preceitos cristão e não se dê o microfone do evento a políticos. O evento é uma pauta religiosa a ser respeitada, enquanto não misturar religião e política.
FALANDO EM RELIGIÃO
O leitor pode prestar atenção, na medida em que vai se aproximando a eleição todo político se torna um evangélico fervoroso, aparece orando de olhos fechados em atos religiosos, tudo na busca do voto. Terminada a eleição nem se lembra se existe igreja. Culto? Passa bem longe.
PESQUISA É MOMENTO
Ninguém comemore e ninguém se sinta derrotado, com o resultado de pesquisas eleitorais este ano. Apenas representam um momento, estamos longe, muito longe da eleição. As pesquisas de maio de 2026 em diante, é que vão dar um panorama de cada candidatura a governador e senador.
AULA DE EXPERIÊNCIA
Leio todos os artigos diários publicados no ac24horas, do ex-deputado federal Narciso Mendes, muito bem escritos e cada um uma aula de experiência sobre o tema abordado. Narciso é uma das figuras mais inteligentes que conheço, quando se trata de conhecimento geral. E expert em política.
FRASE MARCANTE
“Se a nossa vida é provisória, que seja linda e louca nossa história, pois o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”. Fernando Pessoa.