Categorias: Região NorteRoraima

Polícia prende membro do PCC enviado de São Paulo para reestruturar facção em Roraima

Por
Terezinha Moreira

A Polícia Civil de Roraima deflagrou, nesta quarta-feira (7), a maior operação já realizada no estado contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação mirou a atuação da facção no tráfico de drogas em municípios como Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí.


O principal alvo da operação, Rodrigo Alberto Xavier, de 37 anos, conhecido como “Sorriso Maroto”, foi preso. Segundo as investigações, ele foi enviado de São Paulo a Roraima com a missão de reestruturar a facção criminosa no estado.


Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. Durante a ação, os agentes apreenderam 10 quilos de cocaína, cerca de 3 quilos de skunk e diversos dispositivos eletrônicos. A operação contou com o apoio de 150 policiais civis e 34 viaturas.


De acordo com a polícia, Rodrigo estava há cerca de seis meses em Roraima e liderava o grupo envolvido não só com o tráfico, mas também com outros crimes organizados.


Durante a ofensiva, uma mulher de 32 anos também foi presa, suspeita de ocupar o cargo de “Geral Feminina” da facção — responsável por coordenar as atividades criminosas entre as mulheres.



Outros dois homens também foram presos por tráfico de drogas em uma fazenda localizada na Vicinal 3 do Cujubim, a cerca de 40 km da sede de Caracaraí. Um deles é agricultor, de 57 anos. No local, a polícia encontrou armas e cartuchos.


Durante as buscas, os agentes caminharam cerca de 3 km por uma mata fechada até localizar um tonel enterrado com aproximadamente 4 quilos de cocaína e uma balança de precisão.


Batizada de “Operação Fim de Dança”, a ação integra a operação nacional Renorcrim II, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira