Foto: David Medeiros/ac24horas
A distribuição de fraldas geriátricas para pacientes da rede pública de saúde de Rio Branco agora está sendo feita diretamente nas unidades básicas de saúde mais próximas das residências dos usuários. A mudança que começou a valer nesta semana tem facilitado o acesso ao insumo por parte da população que antes precisava se deslocar até o almoxarifado da prefeitura.
Segundo o coordenador da Unidade de Referência de Atendimento (Urap) Rosângela Pimentel, Francisco Ferreira, uma vez que o material chega à unidade de saúde, a equipe entra em contato com o paciente ou com seu acompanhante para que o produto seja retirado a tempo. As declarações foram dadas nesta quinta-feira, 08, ao repórter David Medeiros, do ac24horas Play.
“Quando as fraldas chegam na URAP Rosângela, nós ligamos ao paciente ou ao acompanhante do paciente para que ele possa estar vindo buscar essas fraldas para que a pessoa possa fazer uso. Antes que termine, antes que a pessoa termine o prazo, né, a pessoa pode estar vindo buscar pra não ficar sem a fralda na sua residência, na sua casa. A gente liga, a pessoa pode vir buscar de manhã ou à tarde, tem uma pessoa que está ligando, tem uns rapazes que estão entregando as fraldas e assim também acontece nas outras unidades. A pessoa recebe a ligação e é entregue”, explicou.
Foto: David Medeiros/ac24horas
Ferreira destaca que a nova medida representa mais do que apenas a distribuição de um insumo de saúde, mas uma política de acolhimento e respeito às dificuldades enfrentadas pela população.
“É uma forma de a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde estarem ajudando essa família com esse outro recurso, que é a fralda. Além das consultas, além do medicamento que é entregue, além de estar abrindo também aos rapazes que estão abrindo aos sábados. Também a pessoa pode estar vindo aqui no posto fazer as consultas e nós estamos agora com essa outra forma de ajudar a população, que é a entrega das fraldas.”
Antes da mudança, as fraldas eram distribuídas apenas no almoxarifado da Prefeitura de Rio Branco, localizado na Rua Minas Gerais. Ferreira ressalta o impacto positivo da descentralização.
“A maioria das pessoas tem essa dificuldade, tem um transtorno muitas vezes do transporte coletivo, de estar à distância, de estar indo buscar, e outras pessoas têm que vir buscar a pé. Então, nós queremos agradecer a Prefeitura de Rio Branco, queremos agradecer a Secretaria Municipal de Rio Branco, porque está dando esse recurso, essa disponibilidade de um paciente, de um usuário da fralda, do usuário do serviço, está vindo buscar próximo à sua casa”, relatou.
Para pacientes acamados, o acesso às fraldas geriátricas exige apresentação de receita médica válida (SUS ou particular), além de documentos pessoais do beneficiário titular da receita. O representante legal deve apresentar documento oficial com foto e CPF, além de procuração com firma reconhecida que autorize a retirada do item. A quantidade de fraldas distribuídas depende da avaliação médica e da necessidade do paciente. Veja a lista das farmácias credenciadas abaixo:
Foto: David Medeiros/ac24horas