Menu

IFDM: nenhuma cidade do Acre atinge alto desenvolvimento

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre aparece como um dos estados brasileiros com as condições mais críticas de desenvolvimento municipal, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025. O levantamento revela que o estado concentra municípios com desempenhos tão baixos que alguns nem sequer conseguem superar a marca de 0,2 pontos no índice, que vai até 1. Santa Rosa do Purus, por exemplo, é a sexta pior cidade do Brasil, com IFDM de apenas 0,1868. O estudo é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).


A capital Rio Branco, apesar de ser o município mais desenvolvido do estado, não chega a ser uma exceção positiva. Seu índice de 0,6732 é considerado moderado, mas ainda assim está abaixo da média nacional. Os números mostram que 68,2% das cidades acreanas enfrentam situação crítica na área da saúde, um dos piores percentuais entre todos os estados brasileiros. Em comparação, Roraima tem 66,7% e o Amazonas, 59,7% de seus municípios nessa condição.


Enquanto estados do Sul e Sudeste apresentam a maioria de suas cidades nas faixas de desenvolvimento alto e moderado, o Acre segue na contramão. Nenhum de seus municípios alcança a classificação de alto desenvolvimento, e apenas 43,9% estão no nível moderado. Mais da metade (56,1%) permanece em situação baixa ou crítica, sendo 27,5% como baixa e 28,5% como crítico.

Anúncio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress