Menu

Zé Lopes visa transformar terrenos ociosos em hortas urbanas comunitárias

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Zé Lopes (Republicanos) apresentou, durante a sessão desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Rio Branco, um projeto de lei que propõe a transformação de terrenos ociosos em hortas urbanas comunitárias.


A proposta visa dar função social a áreas urbanas atualmente abandonadas, evitando o acúmulo de lixo, água parada e a presença de animais peçonhentos, além de prevenir focos de queimadas durante o período de estiagem.


De acordo com o projeto, proprietários que autorizarem a utilização dos terrenos pelo programa de hortas urbanas poderão ser isentos do pagamento de IPTU, além de terem garantida a segurança e manutenção dos espaços.

Publicidade


Zé Lopes destacou que cerca de 1.500 hectares de terrenos urbanos estão atualmente ociosos em Rio Branco, o que contribui para o aumento de casos de dengue, poluição do ar causada por incêndios e acúmulo de entulhos.


O texto também prevê impactos positivos na economia local, com a produção e comercialização de hortaliças a preços mais acessíveis, reduzindo custos de transporte em comparação com produtos vindos da zona rural.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress