Sete pessoas foram presas nesta terça-feira (6) no Amapá durante a operação “No Show”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para desmantelar um esquema de tráfico internacional de drogas. A quadrilha utilizava pessoas como “mulas” para transportar entorpecentes do Brasil à Europa.
Durante a ação, os agentes apreenderam 250 munições, uma arma de fogo e cerca de 1 quilo de cocaína. A operação, coordenada pela PF do Ceará, teve desdobramentos também em São Paulo e no Amapá, estados onde o grupo criminoso atuava. Segundo as investigações, os destinos finais das drogas eram França, Portugal e Espanha.
A PF cumpriu, ao todo, 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, todos expedidos pela 11ª Vara Federal do Ceará. Também foi solicitada à Interpol a emissão de notificações vermelhas para localizar foragidos fora do país.
No Amapá, foram expedidos 12 mandados de prisão preventiva. Cinco foram cumpridos em Macapá e dois em Oiapoque. Também houve cumprimento de mandados de busca e apreensão em Macapá, Santana e Tartarugalzinho. Na capital, a PF realizou ações nos bairros Congós, Marabaixo, Muca, Alvorada, Beirol, Pedrinhas, Jardim Felicidade, Buritizal e no Centro.
De acordo com a Polícia Federal, os principais alvos da investigação eram amapaenses que atuavam no aliciamento de pessoas para o transporte de drogas ao exterior. Em uma das residências investigadas, os agentes encontraram 250 munições de diversos calibres, uma arma de fogo e cerca de 1 kg de cocaína. O suspeito foi preso em flagrante.
No Ceará, a operação resultou na apreensão de R$ 450 mil em dinheiro, 11 kg de cocaína e um veículo de luxo avaliado em mais de R$ 400 mil.