Menu

Fim da reeleição avança no Senado

Foto: Wilton Junior/

O instituto da reeleição (criado no governo FHC) poderá ser extinto a partir das eleições de 2028. É que o parecer da PEC (proposta de emenda à Constituição) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos tramita na CCJ do Senado com a possibilidade real de ser aprovado estabelecendo um mandato de cinco anos.


Na opinião de alguns senadores, a reeleição tem levado a uma concentração de poder e autoritarismo. Ao limitar a reeleição, pode-se promover uma maior alternância e renovação política. A extinção da reeleição pode permitir que novos líderes e ideias sejam introduzidos na política, o que pode ser benéfico para a democracia e a representação dos interesses da população.


De acordo ainda com defensores da proposta, a reeleição cria oportunidades para a corrupção e o abuso de poder. Ao limitar a reeleição, pode-se reduzir a probabilidade de que isso aconteça.


“Todo mal que você pratica e deseja a alguém, voltará para você”. (lei do retorno)


. Em conversa com o senador Márcio Bittar ontem (UB) ele explicava que o princípio das federações (todas) é que, quando houver conflitos entre as siglas nos Estados, as direções nacionais vão arbitrar.


. Lembra o velho MDA…


. Movimento Democrático Acreano que derrotou o PT no auge do governo Jorge Viana.


. Lembrou ainda que o PL será decisivo nas eleições para governo e Senado no Acre em 2026.


. O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou o papel da Clínica da Uninorte na parceria com o governo para promover saúde à população.


. Segundo ele, o empresário Ricardo Leite tem sido um parceiro importante fundamental para que isso aconteça.


. A propósito, a Clínica da Uninorte já atendeu mais de 15 mil pessoas de graça em Rio Branco.


. Os médicos talvez não estejam escolhendo um bom momento para deflagrar uma greve geral.


. Com as síndromes respiratórias lotando as unidades de saúde, a população pode pagar um alto preço.


. Sobre política e religião: quando o santo e o profano se misturam, as redes sociais entram em ebulição.


. The off the kimg the best!


. O prêmio de jornalismo Marcus Vincent promovido pelo governo Gladson Cameli será lançado hoje no auditório do Detran.


. Grande Marcus!


. Saudade é um buraco no coração chamado ausência.


. A propósito, a entrevista da vice-governadora Mailza Assis no Bar do Vaz revela uma mulher preparada para funções públicas superiores.


. “O Acre precisa de uma governadora mulher”. (Deputada federal Socorro Neri).


. Neri se destacando em Brasília!


. Bom dia!


plugins premium WordPress