Menu

Adailton quer proibir cursos técnicos de enfermagem EAD no Acre

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Adailton Cruz (PSB) protocolou nesta quarta-feira, 07, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um projeto de lei que proíbe o funcionamento de cursos técnicos em enfermagem na modalidade à distância (EAD) em todo o estado.


A proposta veda a oferta de cursos técnicos e técnicos específicos em enfermagem no formato remoto, considerando os riscos que essa formação pode trazer à população. Para o parlamentar, o ensino a distância não é capaz de preparar adequadamente os profissionais para atuarem com segurança e qualidade na assistência em saúde.


“Agora o carro-chefe desses projetos que a gente está apresentando é o que proíbe, o que veda no âmbito do Acre, a realização de cursos técnicos na área de saúde, especificamente na área de enfermagem, na modalidade à distância, o EAD. A assistência em saúde exige o contato direto com o paciente, exige o desenvolvimento de habilidades, exige o desenvolvimento de manuseio de instrumentos, procedimentos, o contato com o paciente, a sensibilidade, a prática em si”, declarou Adailton Cruz.

Publicidade


Na visão do deputado, que é da área da saúde, embora o ensino EAD seja válido para outras áreas, não pode ser aplicado à formação de profissionais da saúde sem colocar vidas em risco.


“O meio remoto jamais vai tornar o profissional com a habilidade e o conhecimento necessário para realizar essa assistência. Isso é uma grande preocupação, porque a modalidade em si, na distância, está se estendendo muito. Eu não sou contra o ensino EAD, mas na área de saúde eu sou. E isso por questão de segurança mesmo para a própria sociedade e para os profissionais. O ensino EAD tem uma qualidade muito abaixo e coloca em risco a vida da população”, pontuou.


Adailton explicou que o principal objetivo da nova lei é garantir segurança à população acreana e assegurar uma melhor formação técnica aos futuros profissionais da saúde. “Então, em razão disso, a gente está apresentando esse projeto que proíbe, no âmbito do estado do Acre, a realização de cursos técnicos da área de saúde na modalidade à distância. O maior objetivo disso é garantir mais segurança para a população e uma melhoria na qualidade de assistência”, encerrou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress