A fala do secretário de Estado de Fazenda, Amarísio Freitas, não deixa dúvidas: “é sonegação e deve sofrer as sanções legais”. Freitas ainda não havia dado uma declaração tão simples, direta e que desautoriza dúvidas em relação à venda de bezerros subfaturada.
Vendedor
E mais: disse que “o responsável é o vendedor”. Ou seja: o pequeno pecuarista não pode se permitir ser manipulado. E quem, muitas vezes, diz estar defendendo a categoria, na verdade, está omitindo informações importantes que, agora, foram esclarecidas pelo secretário.
Óbvio
A Sefaz, até o momento, tem operado com equilíbrio. Se ainda não tinha sido clara em relação ao problema, agora não deixa dúvidas.
Holofotes para JV
O ex-senador Jorge Viana sabe mesmo andar em “campo minado”. Mantém relações estreias com o jornal Valor Econômico, enquanto os veículos de comunicação do Estado “trabalham pra Jorge na base do 0800. Por conta disso e outras coisinhas mais, o presidente da Apex foi destaque na edição do jornal paulista. Com tanto dinheiro para gastar com mídia, até eu apareceria no News York Times…
Semana difícil
Semana difícil para os servidores públicos. Não tem feriado prolongado, mas tem mais uma data comemorativa e especial: o Dia das Mães, no domingo (11). Será que não tem como encaixar mais um pontinho facultativo não, hein?
“A bunda dela bate”
Até agora a Polícia Penal – que monitora detentos com medida cautelar – não se manifestou sobre a jovem dançarina que usando tornezeleira, colocou o “peão no chão” no Club Mix, em Rio Branco, ao som de funk: “a bunda dela bate”, do MC Jacaré. Pode isso, Marcos Frank Costa?
Cortejo arriscado
A vice-governadora Mailza ainda não conseguiu vencer os situacionistas que, na contramão da postura do “Zero Um”, invertem o lance da questão. O mais novo “rebelde” após a federação PP/UB é o prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, que não manifestou apoio aos “dois planos A” e há quem diga que estaria balançado a apoiar Alan Rick.
Agenda adiada
A agenda da vice-governadora Mailza com a bancada de vereadores do Progressistas foi adiada pela terceira vez consecutiva. Um vereador revelou à coluna que o cancelamento parte do comando do seu gabinete. “Sabe-se Deus porquê, tem sempre uma desculpa”.
Proposta
A chapa dos sonhos de Alan Rick passa por uma dobradinha com Mara Rocha ao Senado em 2026, o que afasta quaisquer possibilidade de diálogo com o Palácio Rio Branco. Aí não tem Conselho de Pastores que dê jeito.
Capitão Zezinho
O deputado federal Zezinho Barbary honra o bigode que tem. Pegou a vice-governadora Mailza Assis, a colocou debaixo do braço e visitou várias comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tejo. É o grande capitão da candidatura de Mailza no Juruá. Tivesse uns três desse, a situação era outra.
Inspirada em Kate Winslet
Os internautas não deixam nada passar em branco. Dizem que Mailza se inspirou na atriz do filme Titanic, Kate Winslet, ao segurar o banner do projeto Juntos pelo Acre durante navegação em um bote pelo rio Tejo. Na imagem faltou o Madson gritando: Mailza! Mailza! Mailza!
A saga do seu Joaquim
A história do seu Joaquim relatada pelo jornalista Jairo Carioca na estatal de comunicação oficial, mostra como esse mundo inverte os valores sociais. Se fosse um “fora da lei”, os órgãos públicos teriam vasculhado sua vida e talvez, até fretado um avião para deportá-lo de volta ao Brasil.
Nova vida
Como se trata de um cidadão de bem, foi preciso a filha peregrinar por 60 dias para resgatá-lo em Bogotá, depois de sonoros “se vira” e várias portas fechadas em órgãos públicos federais, incluindo o Exército, instituição que Joaquim colaborou. Valeu o esforço, chegou sem lenço e sem documento, mas, está bem e ao lado da família.
Médico
A gestão, marcada por poucas entregas e muitas polêmicas, continua cumprindo os acordos políticos firmados em 2024. Um determinado doutor foi contemplado com um contrato generoso para atender crianças com TEA no município. O modelo adotado por produtividade, ou seja: cada consulta gera um valor específico. Antes, o pagamento era feito por pacote mensal fechado. A prefeitura não tem dúvidas de que este modelo trará economia aos cofres públicos.
Sul
Sede de propriedade foi incendiada no Sul do Amazonas. Os conflitos agrários por lá estão se intensificando. Neste caso específico, tiveram perdas uma caminhonete, um trator e outros maquinários. Há tempos a situação está ficando insustentável na região.