Categorias: Juruá

Equipes identificam pegadas de onça na região onde jovem se perdeu

Por
Sandra Assunção

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul confirmou ao ac24horas nesta terça-feira, 6, que a pegada de uma onça foi vista em uma árvore na região onde um jovem de 18 anos se perdeu no domingo, 4, em Guajará, no Amazonas.


O caso aconteceu  entre as comunidades Novo Horizonte e Lagoinha. A subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Daniela Marques, diz que quatro militares bombeiros, nove militares do Exército Brasileiro e aproximadamente 12 pessoas da comunidade fazem  buscas pelo jovem e viram as pegadas da onça.


“Registro de pegada compatível com felino silvestre de grande porte, possivelmente onça, foi localizada na base da árvore. O vestígio confirma a presença de fauna potencialmente predadora na área de busca, exigindo redobrada atenção das equipes envolvidas. Na segunda-feira, 5, primeiro dia de buscas, uma das equipes identificou pegadas da vítima juntamente com marcas de pegadas de onça. Durante o deslocamento, observou-se que o possível trajeto feito pelo desaparecido indicava movimento em círculos, sugerindo desorientação. Apesar do esforço, a vítima não foi localizada. Paralelamente, uma equipe da comunidade que também atua na área identificou um novo rastro, porém, sem sucesso na localização”, pontua.


A vítima estava com a família em atividade de pesca quando decidiu afastar-se para caçar na região do furo entre as comunidades. Os últimos vestígios observados pela família foram uma bota e uma blusa deixadas no caminho, indicando que a vítima possa ter avistado uma caça e removido os calçados para facilitar a perseguição.


“As buscas seguem em andamento com reforço interinstitucional. O comando da operação permanece com o CBMAC, que mantém contato com o comandante da guarnição de busca na selva.  A mobilização contínua em diferentes horários é crucial em ações de busca por tempo prolongado”, concluiu a militar.


Já pai e filho que estavam perdidos há sete dias no Igarapé Boto, na BR-364, foram encontrados pelos bombeiros de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (6). Este foi o nono caso similar registrado neste ano de 2025.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção