Menu

Turismo ganha força no Acre com calendário de ações planejadas para 2025

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O calendário de eventos voltado ao turismo no Acre já começou a ser colocado em prática e inclui atividades como visitas técnicas a sítios arqueológicos, ações de educação ambiental e debates. A programação faz parte do movimento Aqui tem Turismo, liderado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Fecomércio-AC, com apoio de instituições como Sebrae, Sete, Ufac, Iphan, Ibama e outros parceiros.


“Trata-se de uma agenda consistente e repleta de conteúdos extremamente positivos para o atual cenário do turismo local, regional e transfronteiriço. É uma excelente oportunidade para o Acre se reposicionar neste momento de crescimento no número de turistas que aqui desembarcam, destacando-se como um destino turístico novo e exótico — literalmente, o Portal da Pan-Amazônia”, afirma o secretário executivo da Cetur, João Bosco Nunes.


Entre os destaques da agenda está a visita à região dos geoglifos, marcada para esta quinta-feira, 8, em alusão ao Dia Nacional do Turismo. A atividade será realizada no Sítio Arqueológico Jacó Sá, na BR-317, e contará com a presença do pesquisador Alceu Ranzi, referência nos estudos sobre os geoglifos amazônicos.

Publicidade


Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o público envolvido nas ações do setor poderá participar de uma série de painéis e palestras no auditório da Fecomércio, com representantes de órgãos ambientais e culturais. A proposta é discutir o papel do turismo sustentável e fortalecer o diálogo entre instituições públicas e privadas.


O calendário segue ao longo do ano com outras datas importantes. Em agosto, durante a Semana do Patrimônio Cultural, haverá visitas técnicas à região dos geoglifos e à Casa Chico Mendes, em Xapuri, valorizando o legado histórico e cultural do Acre. Já em setembro, no Dia da Amazônia, está prevista uma atividade de educação ambiental com o tema “Adote uma árvore”, que será realizada na região do Lago do Amor, na capital.


A programação também prevê, em setembro, a apresentação da reedição da Rota Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico. “Consideramos essas ações oportunas e bastante promissoras, sobretudo quando integradas a um planejamento estratégico que contribua para o desenvolvimento do turismo em nosso estado e dos diversos negócios vinculados a essa cadeia tão importante”, acrescenta o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kléber Campos.



O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou que a construção do calendário só foi possível graças à união entre diferentes instituições.

Anúncio


“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, tem trabalhado em parceria com instituições e entidades como a Fecomércio e o Sebrae, tanto na formatação de políticas públicas dentro do nosso estado quanto na promoção e divulgação do turismo fora daqui. Sempre temos obtido excelentes resultados dessas parcerias, a exemplo do Encontro Estadual de Gestores e Trade Turístico, realizado agora em abril. Por isso, é sempre uma satisfação estar reunido com essas instituições, conhecer o calendário de eventos que está sendo programado e entender de que forma podemos ser parceiros e apoiadores dessas ações”, disse ele.


Voltado principalmente a integrantes do trade turístico, como agentes e operadores, o calendário tem como objetivo fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e valorizar os atrativos naturais e culturais do Acre. Segundo os organizadores, as ações são estratégicas para posicionar o estado como destino turístico integrado à região pan-amazônica e ao cenário internacional.


Com informações da Fecomércio/AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress