Menu

Vem aí!

Preparem-se que esta semana, pastores de várias denominações prometem 48 horas de orações em frente ao quartel da PM. Não será nenhum protesto pelo aumento de roubos na capital. A vigília é um “esquenta” para a Marcha de Jesus que acontece no sábado, dia 10. Oremos.


Quer saber mais?

Se você tinha raiva nas salas de cinemas quando alguém utilizava o celular, a coisa vai piorar. A Meta acaba de lançar um aplicativo chamado Movie Mate programado especialmente para estimular o uso de smartphones nas escuras salas de projeção. Movie Mate em tradução livre significa: “Companheiro de Filme”.


Homem com H

É domingo, fim do feriado prolongado, você deitado até mais tarde na cama. Olha, estreou nos cinemas o filme “Homem com H”. As diferentes fases da carreira do cantor Ney Matogrosso, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta. Uma jornada através do tempo que acompanha um rapaz de origem humilde que quebra preconceitos e se torna um artista influente.



Não vai falar de política?

Convenhamos, o debate político cansa. Principalmente do modo como ele ocorre por aqui, onde Galvez tentou uma República. É sempre aquela história de que você é A ou B, de que o A está sempre certo e o B sempre errado, de dois planos A. Muito superficial.


Frase:

“Quem não gosta de política, está condenado a ser dirigido por aqueles que gostam”. Platão.


Platonizando

Platão, a.c 2.500 anos, já dizia que a gente não tem o direito de fechar os olhos para a política. Agindo assim, alguém vai mandar na nossa vida e nem poderemos reclamar. Ou pior ainda: vamos apostar na “antipolítica” e nos “antipolíticos” e vermos o desastre que vai ser.


Quem te viu

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, paga pela língua. Quem viu ele distribuindo em 2010 panfletos didáticos explicando quanto cada acreano nascia devendo, devido os empréstimos feitos pelos governos petistas, parece não o reconhecer utilizando da mesma prática na gestão municipal.


Mal explicada

Essa história de empréstimo para aquisição de uma nova frota de ônibus tá mal explicada. O município vai comprar novos veículos e entregá-los à iniciativa privada, que já recebe subsídios para fazer o sistema funcionar? Tem uma conta aí que não fecha.



Orelha de freira

Até agora o secretário e amigo do Bocalom, Eracides Caetano, não apresentou a planilha de trabalho de recuperação de ramais. O engenheiro “Verão” avança e os produtores não sabem ainda como serão incentivados a “produzir para empregar”.


Vestindo a camisa

A imagem do governador Gladson Cameli com a descrição “Amigos do Nicolau Jr.” em jogo de futebol em Epitaciolândia é uma provocação para atender à crônica política? É uma “brincadeira”, como tantas que faz na rotina? Ou é uma evidência que só não vê quem não quer?


‘Que nada!’

Um apressado bajulador de panos mornos nas mãos trata de minimizar: “Que nada! Daqui a pouco, ele veste outra camisa escrito ‘Amigos da Mailza’ e fica tudo empatado”. E assim o Acre segue, de costura em costura; de camisa em camisa.



Pode ser

Os bambambãs do comércio exterior falam que as relações entre países não se estabelecem mais na base do ganha-perde: não é porque um está vendendo que o outro, obrigatoriamente, por estar comprando, tem que se lascar. Isso até tem certa lógica, quando se está falando de relações entre produtos e escalas bem diferentes das praticadas por aqui.


Comendo e sonhando

Oh vida mais ou menos, diria o matuto endinheirado, ao ver Bocalom almoçando e o secretário Cid, no Mercado Central de São Paulo. O prefeito de Rio Branco disse que sonha que o nosso Mercado Elias Mansour, que ele está construindo, será tão concorrido quanto!



Peru

Essa integração com o Peru é caminho sem volta. Mas é necessário algum cálculo. Em se tratando de produtos primários e em escalas modestas e de duas regiões pobres, estimular sem freio um setor do lado de lá torna vulnerável demais as coisas do lado de cá. Ou “não é bem assim”?


Conexão

Na terça-feira, das 8 às 18 horas, na Universidade Federal do Acre, acontece a Etapa Acre do Conexão Amazônia. O encontro trata da questão do trabalho em rede das cooperativas da região. Debate qualificado.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress