Foto: Sérgio Vale
Nova Pinturinha Kids e Clube Melissa foram inauguradas na Avenida Ceará, centro de Rio Branco (FOTO: Sérgio Vale)
Em pouco tempo de existência, a loja Pinturinha Kids se posiciona no mercado acreano como uma referência no comércio infantil, tanto de vestuário quanto de calçados, com a Pinturinha Shoes. Apesar de ambas as lojas serem confundidas com uma franquia ou “marca de fora”, a empresa é genuinamente acreana e muito jovem, criada há cerca de dois anos pelo casal e sócios Jayne e Leandro Leite.
O instinto empreendedor de Jayne e o conhecimento administrativo de Leandro deram o impulso que a empresa precisava para um futuro promissor à Pinturinha. Mas esse sucesso logo de cara carrega pelo menos dois motivos: a busca por vestir as crianças como crianças e a meta de priorizar as necessidades dos clientes.
Jayne e Leandro Leite são casados e sócios da Pinturinha e Clube Melissa (FOTO: Sérgio Vale)
“Eu sempre tive muita vontade de empreender, sempre fui muito virada, sempre trabalhei no comércio. Em 2020, quando tive minha filha – Anna Luísa, hoje com 4 anos-, veio a necessidade de montar enxoval. Sempre gostei do coisas diferentes. Aqui em Rio Branco até tinha, mas faltavam algumas marcas, então acabava pedindo muita coisa de fora”, conta Jayne.
Hoje empresária, Jayne iniciou sua vida profissional bem cedo, como Jovem Aprendiz em uma concessionária de motocicletas em Rio Branco. Quando acabou seu vínculo de primeiro emprego, foi contratada para atuar no setor do atendimento. Em meio ao trabalho, começou a cursar Contabilidade. E daí em diante sempre trabalhou no ramo financeiro.
Sua vocação para o mundo dos negócios passou a ser notada pelos mais próximos. “Depois que minha filha nasceu, comecei a comprar muita coisa importada. E tinha algumas amigas que sempre pediam comigo. Daí algumas começaram a me falar: “Ah, Jayne, você deveria montar uma loja”.
Em 2021, deu o pontapé como empreendedora ao adquirir uma conveniência no Auto Posto Village. Esse foi o primeiro contato de Jayne na liderança de um empreendimento, com todos os desafios e aprendizados que a vida de empresário proporciona: “sou muito grata por isso”.
Jayne Leite iniciou vendendo em casa; hoje possui três lojas físicas (FOTO: Sérgio Vale)
Depois disso, foi crescendo naturalmente a vontade de migrar para outro tipo de ramo. “Estava num momento delicado da minha vida, havia acabado de passar por uma cirurgia, quando, em abril de 2023, vi a oportunidade de comprar roupas de uma determinada marca para revender. Entrei em contato e fiz meu primeiro pedido. Chegou uma caixa com umas 30 peças e pensei: “para quem eu vou vender agora?”.
Segundo ela, a compra foi praticamente no impulso. “Como minha filha tinha 2 anos, comprei tudo no tamanho que ela pudesse vestir, caso não conseguisse vender. Mas acabou que entrei em contato com amigas, conhecidas, que compraram e indicaram para outras pessoas. E fui começando a ter bastante procura, mesmo vendendo em casa”.
Foi quando decidiu montar uma lojinha online com perfil no Instagram. “Para mim, tudo tem que ter significado. E fiquei pensando num nome que representasse muito para a loja. Pinturinha surgiu porque minha sogra (Ana Maria Leite), que sempre me apoiou bastante, chama minha filha assim, e acabei escolhendo esse nome. E aí as coisas foram acontecendo”.
A loja física surgiu cinco meses depois de criar a plataforma online. Era um espacinho de aproximadamente 20 metros quadrados, na conveniência do posto de combustíveis. Jayne e Leandro dividiram a conveniência meio a meio. À época, o estoque da Pinturinha era tão pequeno que só dava para entrar uma pessoa por vez.
O lema da Pinturinha Kids é vestir crianças como crianças que são (FOTO: Sérgio Vale)
“Até então, só vendia roupa de menina, até o tamanho 16. A loja foi crescendo e em um ano a gente passou por duas reformas de ampliação. Nossa cartela de clientes foi crescendo cada vez mais”, relata.
Jayne atribui o sucesso da loja ao fato de sempre priorizar o bom atendimento e buscar marcas diferenciadas para vender. “Quando comecei, vendia marcas que não encontrávamos por aqui. Sempre ouço muito meus clientes, acho que esse é um grande diferencial nosso. Sempre procurei trazer o que eles pediam”.
A maioria pedia por roupas lisas, sem estampa, com cortes mais clássicos, tecidos nobres e cores diferenciadas. “Ouvi muito também o pedido por roupas de tamanhos maiores, porque nossas crianças estão maiores. A maior parte das crianças de 10 anos, por exemplo, não veste mais roupas de 10 anos, mas um ou dois números maiores”.
A Pinturinha Shoes, especializada na venda de calçados infantis, acaba de lançar uma marca exclusiva em Rio Branco, a Maria Lua. “Sempre tento trazer o diferente para a loja. Hoje já trabalho com marcas que são comercializadas em outros empreendimentos, mas continuamos como uma referência para o diferente”.
São os próprios clientes que afirmam: “quando penso em Pinturinha, penso no diferente”. Os calçados vieram atrelados às roupas, justamente pelo fato de Jayne Leite sempre procurar atender o cliente da melhor forma possível. “Comecei só com infantil feminino, aí minhas clientes começaram a falar: Jayne, tem que ter roupa de menino porque também tenho filho menino e encontraria tudo em um só lugar. Então, coloquei roupa de menino. Depois: Jayne, preciso de calçado, porque encontraria tudo aqui. E então passei a vender calçados”.
Hoje a Pinturinha já comercializa acessórios, roupas de praia, pijamas, calcinhas e muito mais, com um portfólio completo. “A loja online da Pinturinha começou em maio de 2023. Quatro meses depois, estava com meu primeiro espaço físico. Nesse momento eu já não imaginava que teria um espaço físico tão rápido, porque quando montei a loja online, combinei com meu marido que ficaria só nisso, mas acabou que a loja foi tomando uma proporção muito grande”.
Pinturinha e Clube Melissa
Melissa é uma renomada marca brasileira de calçados (FOTO: Sérgio Vale)
No aniversário de um ano da Pinturinha, os sócios Jayne e Leandro abriram a loja Pinturinha Shoes, anexo à Pinturinha Kids, no posto Village. Foi quando a empresa começou a trabalhar com a Melissa para adultos, uma marca brasileira de calçados, conhecida por sandálias em PVC, famosas pelo cheiro característico de tutti-frutti.
Jayne trouxe a marca e o Clube Melissa de volta para Rio Branco, já que a franquia havia fechado sua unidade em 2021 na capital acreana. Hoje, em Rio Branco, os produtos da Melissa só são encontrados na Pinturinha Shoes e no Clube Melissa.
A Melissa foi também responsável por aumentar a clientela da Pinturinha. “Os acreanos adoram Melissa. É uma marca muito grande e me sinto lisonjeada de estar trabalhando com ela e com o Clube Melissa. Hoje sou uma franqueada e isso não tem preço. É uma marca muito importante no portfólio da Pinturinha”, destaca.
“Vestir criança como criança”
Um empreendimento que começou em casa, só com a Jayne, hoje conta com três lojas físicas da Pinturinha e 15 colaboradores, desde vendas, administrativo, gerencial e marketing.
A empresária deseja vida longa para a Pinturinha e ao Clube Melissa. “Quero vestir muitas crianças. Tem muita criança que a gente vestia do P e hoje já está vestindo tamanho 3 anos. Quero que a loja chegue em cada rio-branquense e, se possível, até fora da cidade também”.
A pequena Anna Luísa, de 4 anos, deu nome à Pinturinha com seu apelido (FOTO: Sérgio Vale)
A Pinturinha já faz sucesso fora de Rio Branco, recebendo encomendas de outros municípios e até outros estados. Sobre planos de abrir filiais em outras cidades, a sócia comenta: “Quem sabe, né? Se tivermos oportunidade, a gente abre sim, mas hoje nosso foco é Rio Branco. Já enviamos para o Brasil inteiro via Correios, já temos clientes em Rondônia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Acrelândia, Brasileia. Estamos começando a atingir muitos clientes no interior do Acre”.
Além de “vestir criança como criança”, a Pinturinha oferece peças pintadas a mão, bordadas e também peças mais básicas, com preços mais acessíveis e até peças mais exclusivas. “É muito gratificante quando olho tudo que aconteceu e vejo tudo isso, porque muita gente me julgou. Muita gente minimizou minha loja, menosprezou o fato de eu ter começado no posto de combustíveis. E olha onde a gente está chegando”.
Na Pinturinha Kids, os campeões de vendas são os vestidos e conjuntinhos. “Estamos vestindo até o tamanho 20. As mamães que têm dificuldade de encontrar roupas em tamanho maior, temos esse nicho, com peças que vestem de 36/38 até 40. É nosso diferencial e que estamos conseguindo abraçar, pois há crianças de 10 anos que já veste um 16/18 e até maior. Há uma carência de produtos em Rio Branco assim e nós temos disponíveis”.
Ela conta que sua família sempre acreditou e vestiu a camisa da loja, mas ninguém imaginava que a Pinturinha se tornaria grande tão rápido. “Crescer e ter uma equipe assim tão alinhada… as funcionárias que trabalham comigo são muito elogiadas pelo bom atendimento. Eu não imaginava tudo isso”.
O casal ressalta que a Pinturinha surgiu para facilitar a vida do cliente e que se precisar baixar todas as prateleiras para o cliente achar o que procura, eles baixam. “Aqui, o cliente é tratado como rei. Fico boba quando vejo pessoas que eu me espelhava vindo conversar comigo, trocar uma ideia, uma experiência. Acredito que somos todos treináveis. Podemos correr atrás, buscar aprender. Eu corri atrás de treinamento de vendas, de marketing, gerencial de equipe. Sempre busco melhorar o que faço. Buscar conhecimento para entregar o meu melhor como líder de equipe. Mas também tento ser humana e tenho uma troca muito boa com minhas meninas”.
O casal sempre está presente nas lojas. “Gosto de ter esse contato com meus clientes. Tenho muitas clientes que se tornaram amigas. Adoro conhece e ter essa troca com elas. Quando precisa, eu também vendo, atendo, sou super acessível e busco isso com todos”, assegura Jayne.
Com uma relação de amizade com as colaboradoras, Jayne Leite reforça a importância confiar e buscar progredir no bom atendimento ao cliente. “Não sou nada sem elas, cheguei onde estou hoje por elas também”. Ana Kelly trabalha com a Pinturinha desde o início e percebeu a necessidade de entender a clientela e valorizá-lá. “É muito bonito poder acompanhar a vida dos nossos pequenos clientes, que começamos a vestir desde bebê e hoje já são grandinhos”. Alana Santos, do Clube Melissa, se impressionou com a força da marca no Acre: “estamos preparadas para receber da melhor maneira o público que tanto ama esses produtos”.
Sem pretensão de mudar de nicho, Jayne garante que seu foco é mesmo o mundo infantil. “Quero que as pessoas deem uma chance para a Pinturinha. É uma loja muito nova, está aprendendo a andar, e nós estamos aprendendo muito também. Quem quiser nos dar um feedback do que trazer ou o que procura em Rio Branco, estamos aqui para ouvir. Venham nos conhecer e comer nosso bolinho de chocolate, que também é muito famoso”.
As lojas Pinturinha Kids e a Pinturinha Shoes podem ser encontradas anexas ao Posto Village, na Antônio da Rocha Viana, e também na Avenida Ceará, 877, centro (antiga Dall Molin), anexa ao Clube Melissa.
Confira mais fotos: