Em meio à crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da Covid-19, em 2019, muitas famílias acreanas precisaram se reinventar para garantir uma vida “normal”. Foi nesse cenário desafiador que a família de Maria Zenilda encontrou no talento antigo da matriarca uma saída criativa e saborosa para enfrentar as dificuldades. Cozinheira de mão cheia, Zenilda costumava preparar bolos caseiros e dividir com amigos e vizinhos, mais por carinho do que por lucro. Mas foi justamente essa receita cheia de afeto que se transformou no alicerce de um novo negócio familiar.
Com as filhas já crescidas, a família apostou tudo na receita que atravessou gerações. De forma quase natural, o que antes era uma tradição doméstica se tornou um pequeno empreendimento. Nasceu então o Paxiúba Bolos, nome que remete à memória afetiva dos acreanos mais antigos, uma lembrança carinhosa à cultura regional.
A fama dos bolos caseiros logo ultrapassou a vizinhança. Com o tempo, as irmãs, com a ajuda de uma cunhada decidiram que era hora de profissionalizar o negócio e buscar orientação. Foi quando o Sebrae entrou na história, oferecendo suporte técnico, oficinas e informações fundamentais para a formalização da atividade.
Neste mês de maio, o Sebrae está com uma programação voltada especialmente para apoiar trabalhadores que atuam na informalidade, oferecendo caminhos para a legalização e crescimento de pequenos negócios. A transformação em Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, tem garantido à família vantagens como acesso a crédito facilitado, emissão de notas fiscais, aposentadoria e direitos previdenciários.
“Durante uma visita à cozinha da família, pude ver de perto o cuidado com tudo que é feito. O ambiente é limpo, organizado e muito acolhedor ”, disse Kennedy Santos.
A garagem da casa se transforma, no fim da tarde, em uma pequena vitrine de sabores. Sobre as mesas simples estão os bolos de vários sabores. Destaque para o bolo crocante. Eles foram expostos com carinho. É nesse espaço que os clientes vão chegando, aos poucos, muitos já habituados ao cheiro que toma conta da rua. A conversa rola solta, com risadas, pedidos repetidos e aquela sensação de que todo mundo ali já se conhece.
Foi também um momento de descontração para o videomaker, que entre um pedaço de bolo e outro, vai conhecendo as histórias curiosas dos frequentadores.
As reportagens produzidas pelo videomaker Kennedy Santos, tem o patrocínio do Auto Posto Arena e Purus Net Ultra Fibra.
Assista ao vídeo:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]