Foto: Reprodução/YacoNews
Quatro alunas do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, foram encaminhadas ao Hospital João Câncio Fernandes na tarde deste sábado, 3 de maio, após passarem mal durante os jogos interclasse promovidos pela instituição.
De acordo com um servidor do IFAC, os sintomas podem ter sido provocados pela inalação de fumaça colorida liberada por bastões utilizados por torcidas para comemorar durante as partidas.
“Alguns alunos se sentiram mal por causa da fumaça azul e verde dos bastões usados para festejar as torcidas. Isso nunca tinha ocorrido antes, mas infelizmente desta vez houve esse incidente”, explicou.
Apesar da hipótese levantada pela instituição, familiares suspeitaram, em um primeiro momento, de possível intoxicação alimentar. Uma tia de uma das alunas relatou que as estudantes apresentaram sintomas graves, como falta de ar, dores abdominais e, em um dos casos, convulsões com liberação de espuma pela boca.
“Elas saíram do IFAC direto para o hospital. Até agora são quatro meninas, sendo que três ainda permanecem em observação no Pronto-Socorro”, informou.
Um possível ponto em comum entre os casos é o consumo de cachorro-quente oferecido durante o evento. No entanto, os sintomas respiratórios apresentados pelas jovens levantaram dúvidas sobre a verdadeira causa do mal-estar.
A direção do IFAC informou que irá revisar os protocolos de segurança dos eventos escolares e adotar medidas preventivas para evitar ocorrências semelhantes. As estudantes seguem em observação médica e o caso está sendo acompanhado.
Com informações do Yaco News